911 | IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS PARA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO | Autores: Aline Fernandes Cruz Gouvêa (alineferc@gmail.com) (Prefeitura Municipal de Campinas) ; Ana Paula de Oliveira Souza (Prefeitura Municipal de Campinas) ; André Luiz Bulgarelli (Prefeitura Municipal de Campinas) ; Camila Vieira de Sousa Cardoso (Prefeitura Municipal de Campinas) ; Elton Pallone de Oliveira (Prefeitura Municipal de Campinas) ; Keder de Souza Melo (Prefeitura Municipal de Campinas) |
Resumo: IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS PARA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO INTRODUÇÃO: Educação Permanente em Saúde é um processo destinado a capacitação de pessoas ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais, objetivos e metas institucionais¹. É utilizada para alcançar o desenvolvimento da relação entre o trabalho e a educação, considerando a aprendizagem significativa como indispensável ao envolvimento dos trabalhadores na melhoria da qualidade da atenção². OBJETIVO: Relatar a experiência da implantação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta utilizando a Educação Permanente em Saúde como estratégia para qualificação do cuidado ao usuário. METODOLOGIA: O NEP foi implantado em junho de 2015 na UPA Anchieta por médicos, enfermeiros e gestores da unidade. Seu planejamento contou com o levantamento inicial dos principais temas considerando a rotina do serviço e sugestões de profissionais da assistência e dos componentes do núcleo. Realizadas reuniões quinzenais com propostas de capacitações com temas multiprofissionais e específicos da enfermagem. RESULTADOS: Foram promovidos desde então eventos bimestrais para temas multiprofissionais e capacitações mensais para equipe de enfermagem durante o horário de trabalho. Observamos a reflexão por parte dos profissionais sobre o cuidado prestado baseado em fundamentos científicos, mudanças de práticas e troca de saberes entre os pares. CONCLUSÕES: A implantação do NEP foi uma estratégia exitosa propiciando a reflexão crítica dos profissionais e qualificação do cuidado. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: É essencial propiciar espaços para equipe de saúde construir coletivamente o conhecimento e aprimorar o cuidado prestado. REFERÊNCIAS: 1 - Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Comunicação, Saúde, Educação. Comunic, Saúde, Educ.: Porto Alegre; 2005. 2- Ardoso IM. "Rodas de educação permanente" na atenção básica de saúde: analisando contribuições. Saúde Soc. 2012;21(1):18-28.
Referências: REFERÊNCIAS: 1 - Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Comunicação, Saúde, Educação. Comunic, Saúde, Educ.: Porto Alegre; 2005. 2- Ardoso IM. "Rodas de educação permanente" na atenção básica de saúde: analisando contribuições. Saúde Soc. 2012;21(1):18-28. |