Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 909


909

IMAGEM DA ENFERMEIRA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores:
Aline Di Carla Laitano (alinelaitano@yahoo.com.br) (Universidade Federal da Bahia) ; Vaneska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia) ; Victor Porfírio Ferreira Almeida Santos (Universidade Federal da Bahia) ; Miller Fontes Brandão (Universidade Federal da Bahia) ; Adriana Gonçalves Carvalho (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: A imagem da enfermeira é marcada por estereótipos resultantes do processo de construção histórica, social e política da profissão. O reconhecimento e valorização dessas profissionais estão relacionados ao status da profissão, construído a partir da percepção que a sociedade tem dessa categoria. Objetivo: Identificar e caracterizar a produção científica sobre a imagem da enfermeira divulgada pelos meios de comunicação. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo bibliometria. A busca foi realizada em Maio/2017, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS e PUBMED, utilizando os descritores "enfermagem" e "meios de comunicação" ou "imprensa" combinados às palavras-chave "imagem" ou "representação", no idioma inglês. Foram excluídos os artigos de reflexão e de revisão, os não disponíveis gratuitamente e aqueles que não respondiam ao objetivo. Resultados: Dos 23 artigos selecionados 22 estavam disponíveis na base de dados PUBMED. A produção se manteve intermitente desde 1981, com maior freqüência nos últimos dez anos, com publicações anuais. Os EUA foram responsáveis por nove artigos, seguido do Reino Unido com quatro; apenas dois trabalhos foram realizados no Brasil. Os meios de comunicação mais utilizados para divulgar a imagem da enfermeira, foram jornais e filmes, seguidos pelos sites de busca. Conclusão: Os resultados demonstram que os estudos sobre a imagem pública da enfermeira tiveram início na década de 1980, porém, a produção ainda é limitada, principalmente no Brasil, sendo publicada prioritariamente em periódicos americanos. Contribuições para a Enfermagem: Discutir sobre a imagem profissional divulgada contribui para a compreensão de como a sociedade percebe esta profissão, fomenta discussões sobre a construção da identidade profissional e estimula a reflexão sobre a importância do marketing da profissão.


Referências:
AVILA, L. I. et al. Implicações da visibilidade da enfermagem no exercício profissional. Rev Gaúcha Enfermagem, v.34, n.3, p. 102-9, set. 2013.