Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 905


905

O ENFERMEIRO NO CONTROLE EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE

Autores:
Alice Mirelly de Lima Guimarães (alice_guimaraesl@hotmail.com) (Centro Universitário CESMAC) ; Natália Freire da Silva (Centro Universitário CESMAC) ; Lyzandra Vitória Ferreira de Oliveira Gomes Santana (Centro Universitário CESMAC) ; Luana de Cerqueira Ferreira (Centro Universitário CESMAC) ; Raissa Fernanda Evangelista Pires dos Santos (Centro Universitário Cesmac)

Resumo:
Diante das dificuldades identificadas no processo de eliminação da hanseníase no Brasil, o controle pode ser atribuído ao diagnóstico, o grau de centralização e ações do enfermeiro³. Sendo assim, o objetivo desse estudo é descrever o que se tem produzido sobre a atuação do enfermeiro no controle epidemiológico da hanseníase. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura nas Bases de Dados: MEDLINE/LILACS/Scielo, com artigos em português, de 2002 à 2010, totalizando uma amostra de 10 artigos. A enfermagem assume uma importância fundamental, pois os profissionais atuantes vão trabalhar de acordo com a Estratégia de Saúde da Família na Unidade Básica, com a responsabilidade do acolhimento, da coleta de material e do encaminhamento para exames específicos. Tendo como focos principais para o controle epidemiológico o cadastramento dos portadores, o acompanhamento ambulatório e domiciliar, atendimento de intercorrências e o controle de imunização/vacinação¹. Nesse contexto, o papel da enfermagem faz reconhecer às necessidades dos clientes nos aspectos físicos, psicossociais, econômicos, afetivos e culturais proporcionando integralidade a assistência na atenção à saúde². Conclui-se que as ações fazem parte do plano de cuidados que visa contribuir para a prevenção e melhoria, ressaltando a educação em saúde dos indivíduos e familiares. Descritores:Enfermagem; Hanseníase; Epidemiologia 1. Graduandas em Enfermagem. Centro Universitário CESMAC. Email: alice_guimaraesl@hotmail.com ; luanacerqueira.f@hotmail.com ; nataliafreireds@hotmail.com ; vivifogs@hotmail.com 2. Mestre em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário CESMAC. Email: raissa_lp7@hotmail.com


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de procedimentos técnicos: baciloscopia em hanseníase. Brasília: Ministério da saúde, 2010. 2. JOHNSON, M. et al. Ligações entre NANDA, NOC e NIC: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 3. PINTO NETO, J.M. et al. Considerações epidemiológicas referentes ao controle dos comunicantes de hanseníase. Revista Hansenologia Internationalis. vol. 27, n. 1, 2002.