Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 903


903

TUBERCULOSE EM MANAUS: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS DO DISTRITO SANITÁRIO NORTE SOBRE O TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO

Autores:
Alexandre Tadashi Inomata Bruce (alexandreinomata@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Felipe Lima dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Pedro Fredemir Palha (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Laís Mara Caetano da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Ana Carolina Scarpel Moncaio (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) figura-se como problema de saúde pública no Brasil, o tratamento é relativamente longo e aumenta o índice de abandono. O Tratamento Diretamente Observado (TDO) promove a adesão reduzindo o abandono e evita o aparecimento de resistência aos medicamentos. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros acerca do Tratamento Diretamente Observado no Distrito Sanitário Norte de Manaus. METODOLOGIA: Estudo de natureza quantitativa descritiva. Os dados foram coletados através do instrumento "Avaliação da Transferência de Políticas: Inovação, Informação e Conhecimento" selecionada apenas a dimensão conhecimento, participaram enfermeiros das oito Unidades Básicas de Saúde do Distrito Sanitário Norte. Os dados foram analisados por meio do software SPSS 22.0. RESULTADOS: Do total de 28 enfermeiros entrevistados, 44,65% dizem compreender e acompanhar as diretrizes e protocolos do TDO. 14,3% não conhecem a importância dessa política. Para 32,1% dizem que não é oferecido capacitação frequente. 17,2% responderam não participar ou não são liberados para capacitações. 50% discutem casos e a equipe compreende a importância do TDO. 71,4% dos enfermeiros concordam que são necessárias outras ações, além do setor saúde para se obter o sucesso do TDO. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro é o profissional que recebeu na Atenção Primária o papel de protagonista na prevenção e controle da TB, devendo ser feito com planejamento e compromisso. Estudos que mostram o envolvimento e o conhecimento de enfermeiros, principalmente sobre o TDO, são importantes para creditar o desempenho do seu protagonismo na temática da TB. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que há déficit de conhecimento sobre o TDO como o mais eficaz da TB. O compromisso e o empenho individual dos enfermeiros são atitudes imprescindíveis, porém não o bastante, há de se pensar novas maneiras de incorporar o TDO na rotina das unidades.


Referências:
REFERÊNCIA: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Tratamento diretamente observado da tuberculose na atenção básica: protocolo de enfermagem. 2011.