Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 897


897

A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA A ENFERMAGEM

Autores:
Alana Betina Dick (alanabetinadick@gmail.com) (Centro Universitário UNIVATES) ; Claudete Fátima Hofstetter (Centro Universitário UNIVATES) ; Suélen Fernanda Schneide (Centro Universitário UNIVATES) ; Paula Michele Lohmann (Centro Universitário UNIVATES) ; Arlete Eli Kunz da Costa (Centro Universitário UNIVATES) ; Magali Quevedo Grave (Centro Universitário UNIVATES)

Resumo:
Introdução: A aprendizagem é considerada como possibilidade de abertura ao desconhecido e espaço de criação coletiva, que propõe práticas pedagógicas visando à aprendizagem significativa. A pessoa precisa estar motivada para relacionar o que aprende com o que já sabe, a partir de um conteúdo que lhe seja significativo. Objetivos: Descrever sobre a utilização de metodologias ativas (MA) no curso de enfermagem da Univates. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, onde será apresentado algumas considerações sobre as MA. Resultados: As MA de aprendizagem favorecem a articulação entre a universidade, serviços de saúde e a comunidade. Para isso, ela precisa ocorrer em cenários reais e diversificados que permitam ao estudante vivenciar um processo de ensino coerente com as necessidades apresentadas pela população, visando à transformação da realidade. Cabe aos docentes articular mecanismos de integração teoria-prática, uma vez que o ensino é indissociável da realidade dos serviços. Para que sejam contemplados os objetivos da formação, a instituição investe na formação dos docentes através de fóruns de discussão onde são debatidos a utilização de MA de aprendizagem. Conclusões: A partir da utilização destas ferramentas, percebe-se que o estudante busca embasamento científico e desenvolve habilidades para intervenção na realidade problematizando a realidade. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Aprendizagem; Aprendizagem baseada em problemas.


Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde, Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: unidade de aprendizagem - análise do contexto da gestão e das práticas de saúde. RJ: FIOCRUZ, 2005. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem, bacharelado. RESOLUÇÃO 076/REITORIA/UNIVATES DE 06-09-2016. SILVA, A. L. da e CAMILLO, S. de O. A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Rev. Esc Enferm. SP, 2007.