Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 888


888

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO MANEJO DE FERIDAS CRÔNICAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Adilane Farias da Silva (adilane_farias@hotmail.com) (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT) ; Lazaro Betel Eustaquio da Silva (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT) ; Marta Maria Silva Cavalcante dos Santos (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT) ; Andréa Cristina do Nascimneto Santos (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT) ; Bruno José Lessa de Souza (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT) ; Bianca Bezerra Leite (CENTRO UNIVERSITARIO TIRADENTES UNIT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atenção Básica também conhecida atenção primaria caracteriza-se como atendimento inicial ao cliente, funciona, como um filtro organizando o fluxo dos serviços nas redes de saúde dos mais simples aos mais complexos. Prestar assistência a pacientes portadores de feridas é atualmente um desafio multiprofissional na área da saúde, mas certamente atinge um maior impacto na prática da enfermagem, que por sua vez, realiza-o de forma integralizada (SILVA, FIGUEREDO, MEIRELES, 2007). OBJETIVO: Demostrar como acontece as avaliações de enfermagem no âmbito domiciliar. METODOLOGIA: Este relato de experiência foi realizado na unidade básica de saúde do município Rio Largo/AL no período de fevereiro a maio de 2017, que acompanhou uma paciente portadora de numerosas úlceras vasculogênicas nos membros inferiores há aproximadamente quarenta anos, o acompanhamento por parte da equipe de enfermagem acorria de segunda a sexta e a partir deste, a conduta se dava mediante a avaliação do paciente e seus cuidadores. RESULTADOS: Já no primeiro contato com a cliente, notou-se o quanto se encontrava desmotivada, mediante a primeira avaliação foi elaborado um plano de cuidado que incluía técnicas e tecnologias empregadas. CONCLUSÕES: posterior a esta aviação a mesma encontrava-se motivada, confiante e mais á vontade com seu processo de cura, mesmo sem nenhuma resposta ao tratamento inicialmente utilizado. observou-se também que a partir das visitas domiciliares foi notório a satisfação, verbalizando sentindo-se melhor e mais acessível e colaborativo as mudanças no tratamento. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Porém torna-se imprescindível conhecimento técnico, cientifico desta equipe de enfermagem como também, está sempre se aperfeiçoando, para assim ter capacidade desta avaliação, incluindo o cuidador bem como os familiares neste processo. Descritores: Cuidados de Enfermagem. Estratégia Saúde da Família. Visita Domiciliar.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF, 2011. SILVA, R. C. L; FIGUEREDO, N. M. A; MEIRELES, I. B. Feridas: Fundamentos e atualizações em enfermagem. 2. Ed. Rev. e Ampl. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2007. Bibliografia: p. 03 - 12. ISBN 978-85-7728-007-0. WAIDMAN, M A.P.;ROCHA, S.C.;CORREIA, J.L.;BRISCHILIARE, A.;MARCON, S.S. O Cotidiano do individuo com ferida crônica e sua saúde Mental. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011 Out-Dez; 20(4): 691-9.