Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 877


877

PERFIL DOS ENFERMEIROS ATUANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS: oportunizando uma discussão sobre a prática profissional

Autores:
Wedja Maria da Silva (wedja.2015@hotmail.com) (FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS) ; Thatiany da Costa Santos (CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC) ; Thays Katiéle de Melo Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC) ; Thycia Maria Gama Cerqueira (CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC) ; Maria Celeste Campello Diniz (FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS) ; Raíssa Fernanda Evangelista Pires dos Santos (CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC)

Resumo:
A enfermagem é uma das categorias mais mobilizadas na atenção primária e cabe a essa o compromisso, junto aos demais profissionais, de viabilizar o SUS1,2. O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos enfermeiros atuantes na atenção primária a saúde do município Marechal Deodoro/AL. Estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em 2016, através de um questionário semi-estruturado, com 13 enfermeiros, autorizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o parecer consubstanciado n°1.710.144. Identificou-se a predominância do sexo feminino (100%), na faixa etária de 30 a 55 anos, com mais de 10 anos de formação profissional (69,2%), pós-graduados em saúde pública e outras áreas (53,9%), concursados (69,2%), 54% não residiam no município, 53,9% não possuíam outros vínculos empregatícios, 77% das capacitações realizadas foram há mais de 6 meses e 23% há mais de 5 anos, as dificuldades relatadas foram a infraestrutura e salário baixo. As ações na comunidade mais relatadas foram: ações nas escolas; rastreamento do câncer de mama, colo de útero e de próstata; curativos; visita domiciliar e vacinação. Evidenciou-se também o manejo da Educação em Saúde, onde cada enfermeiro abordou métodos diferentes e nem todos priorizaram a prevenção. A qualificação profissional e a dedicação exclusiva ao sistema público de saúde revelam características de perfil profissional importantes no trabalho junto à Estratégia Saúde da Família3. A atenção primária tem que ter contornos específicos com a atuação de profissionais com perfil diferenciado, uma vez que a ênfase da assistência deve estar centrada na inter-relação equipe/comunidade/família, característica que requer envolvimento e tempo por parte do enfermeiro para sua operacionalização. Conclui-se que oportunizar uma discussão sobre a prática profissional do enfermeiro na atenção primária a saúde, aponta para a necessidade de avaliação destes serviços pelos gestores, aliados a esforços voltados a melhoria das condições laborais e assistência à saúde da comunidade.


Referências:
1.SOUZA, M.H. et al. Avanços e Perspectivas da Atuação do Enfermeiro em Estratégia Saúde da Família. CogitareEnferm, v. 16, n. 3, p. 498- 504, jul-set. 2011. 2.FERNANDES, J.S. et al. Qualidade de vida dos enfermeiros das equipes de saúde da família: a relação das variáveis sociodemográficas. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.19, n.3, p. 434-42,Jul-Set. 2010. 3.COSTA, S.M. et al. Perfil do profissional de nível superior nas equipes da Estratégia Saúde da Família em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. RevBrasMedFam Comunidade, v. 8, n. 27, p. 90-6. 2013.