873 | Relato de Experiência sobre a criação de um Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador no Complexo HC/Famema - Marília | Autores: Viviane Canhizares Evangelista (vi.evangelista@gmail.com) (HC-FAMEMA) ; Paula Sales Rodrigues (HC-FAMEMA) ; Renata Alves Perri Brito (HC-FAMEMA) ; Mônica Cristina Bosio (HC-FAMEMA) ; Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes (HC-FAMEMA) ; Mariana Lieka Assega (HC-FAMEMA) |
Resumo: O Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador - SASC foi criado em 2014, pela Gestão do Complexo HC/Famema, considerando os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta do SASC pautou-se na Política Nacional de Humanização (PNH) considerando o aumento do grau de corresponsabilidade dos diferentes atores que constituem o serviço na produção da saúde. A equipe é composta por enfermeiros, médicos, assistente social, educador físico, nutricionista e psicólogos. Objetivo. Valorizar os colaboradores por meio do atendimento das demandas pessoais em resposta às suas necessidades, inserindo-o nos Serviços que o próprio Complexo HC/Famema oferece por meio do trabalho em Equipe com enfoque Transdisciplinar. Metodologia. Relato de Experiência. Resultados. Após três anos de implantação, o SASC oferece ações de prevenção e promoção à saúde, cura e reabilitação, considerando os princípios da APS, com ampliação de ações coletivas. O gerenciamento de casos crônicos proporciona ampla discussão entre a equipe local, SESMT e chefias imediatas. A busca ativa de pessoas avaliadas em ações de rastreamento possibilitou cuidado às necessidades de saúde que antes passavam despercebidas. Conclusões. O serviço colabora com a motivação desses trabalhadores, além de promover a valorização das ações de educação em saúde, bem como a prevenção enquanto ferramenta para mudança de hábitos de vida promovendo o autocuidado dos profissionais da saúde.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. - Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 20 p. |