Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 872


872

COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS EM EVENTOS DE MASSA: EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS

Autores:
Victor Porfirio Ferreira Almeida Santos (vpfas@hotmail.com) (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Miller Fontes Brandão (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Aline Di Carla Laitano (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Adriana Gonçalves Carvalho (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Vaneska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia -UFBA)

Resumo:
Introdução: Sediar eventos de massa requer ações de preparação, prevenção e resposta rápida dos setores de saúde, defesa civil e segurança pública. A organização de um comando integrado, envolvendo prepostos dessas organizações, auxilia no monitoramento e resposta às situações de emergência ocorridas em megaeventos. Objetivo: Descrever a vivência de enfermeiros que atuaram no Comando de Operações Especiais (COE) em eventos de massa. Metodologia: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, baseado na experiência de Enfermeiros que atuaram no COE em megaeventos em Salvador: Copa das Confederações FIFA 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas Rio 2016, entre maio/2013 a agosto/2016. Os prepostos das instituições participantes realizaram treinamento na Academia da Polícia Civil da Bahia para capacitação em vídeo-monitoramento e manipulação dos equipamentos específicos. Resultados: Os enfermeiros participaram do monitoramento via vídeo dos pontos críticos da cidade e representaram o SAMU 192 no gerenciamento das intercorrências. Desenvolveram ações integradas junto ao Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Civil, Federal e Rodoviária e Agencias de trânsito e de Inteligência, realizando o acionamento das unidades móveis para as situações de crise que necessitavam de socorristas para Suporte Básico ou Avançado de Vida. Conclusão: Esta experiência propôs-se a descrever a importância da integração entre as instituições de segurança, mobilidade e saúde em eventos de massa, e oportunizou o reconhecimento das ações realizadas pelos enfermeiros nesses eventos. Contribuições para a enfermagem: Cenários como estes colocam o enfermeiro como protagonista no monitoramento, gerenciamento e tomada de decisão institucional, contribuindo para evidenciar o papel desse profissional e para o seu reconhecimento. Descritores: Vigilância em Saúde; Administração de desastres; Enfermeiros.


Referências:
Referências: Massuda, A. Megaeventos no Brasil: oportunidades e desafios da Copa do Mundo FIFA 2014 para o Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Cardiologia. 2012; 25 (5): 358-61.