Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 871


871

VIVÊNCIAS DO ENFERMEIRO NA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores:
Victor Porfirio Ferreira Almeida Santos (vpfas@hotmail.com) (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Miller Fontes Brandão (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Aline Di Carla Laitano (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Adriana Gonçalves Carvalho (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Vaneska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia -UFBA) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia -UFBA)

Resumo:
Introdução: A Central de Regulação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192) é uma instância operacional onde se processa o gerenciamento e a regulação das ocorrências. O Enfermeiro é habilitado a contribuir na perspectiva de competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. Objetivo: Descrever a vivência de Enfermeiros que atuam na equipe da Central de Regulação do SAMU. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, do tipo relato de experiência, baseado na experiência de Enfermeiro que atua na Central de Regulação do SAMU de Salvador, entre maio/2016 a maio/2017. Resultados: O Enfermeiro é responsável pela gestão, gerenciamento de conflitos, tomada de decisão, solução de ocorrências operacionais, supervisão, dimensionamento das equipes de intervencionistas, acionamento do Suporte Avançado de Vida, elaboração de relatórios gerenciais e técnicos dos atendimentos diários, e pela comunicação entre a equipe de intervenção e outros setores. Conclusão: O enfermeiro na Central de Regulação do SAMU atua como gestor, evidencia o âmbito gerencial da profissão, por meio da resolutividade/otimização dos serviços e recursos. Contribuições para enfermagem: Evidencia-se a relevância de competências gerenciais indispensáveis para atuação nos serviços de saúde, como também, a necessidade da definição das competências e atribuições do enfermeiro na Central de Regulação, por meio do marco legal e regulatório para promover a sua identidade profissional dentro da equipe. O Enfermeiro Regulador apresenta contributos para efetividade e resolutividade do serviço, nas relações interpessoais e no processo de liderança e de trabalho.Descritores: Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem.


Referências:
Figueiredo, D. L. B; Costa, A L. R. C. Serviço de Atendimento Móvel às Urgências Cuiabá: desafios e possibilidades para profissionais de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v.22, n.5, 2009.