Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 870


870

CUIDANDO ATRAVÉS DA PINTURA: ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA UTILIZADA PELO AGRUPAMENTO MULTIDISCIPLINAR DE ACOLHIMENTO (AMA)

Autores:
Verônica Alves Campos (campos.vel0@gmail.com) (Universidade Federal da Bahia) ; Emanuelle Caires Días Araújo Nunes (Universidade Federal da Bahia) ; Fabiana Aguiar de Oliveira (Universidade Federal da Bahia) ; Polliana Bispo Texeira (Universidade Federal da Bahia) ; Sabrina Oliveira Reis (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: É sabido que ocupar e divertir o paciente hospitalizado propicia um bem-estar facilitando sua recuperação. Dentre os elementos capazes de proporcionar este cuidado artístico, a pintura em desenho foi escolhida como uma das estratégias do Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento - AMA: ação de ensino-pesquisa-extensão ao cuidado da família que enfrenta o risco de morte hospitalar. O desenho e a pintura permitem ao paciente expressar seus sentimentos e aliviar os pensamentos de modo a alcançar a propriedade terapêutica. Objetivo: Relatar a experiência extensionista do uso da pintura em desenho junto a pacientes adultos e pediátricos no contexto hospitalar. Método. Trata-se de relato de experiência descritivo no cenário de um hospital público, especialmente nas alas de internamento clínico-cirúrgico, tendo como público-alvo: pacientes e famílias, utilizando como materiais papéis com desenhos diversos e giz de cera. Resultados. A estratégia é feita periodicamente junto ao leito de pacientes pela equipe extensionista AMA que usa, para o momento, pinturas faciais convidativas à promoção de descontração e lazer. A avaliação da atividade é positiva para os participantes, equipe extensionista e de saúde. Conclusão. Esta estratégia é referida como um momento diferenciado de cuidado, no qual a arte emerge com seu poder de amenizar o enfrentamento, além de suscitar a esperança e a resiliência. Implicações para a Enfermagem. A pintura terapêutica é bem aceita pela equipe de enfermagem local que incentiva a atividade, reconhecendo como uma proposta fecunda à promoção do cuidado que ultrapassa o modelo biomédico ao encontro de uma assistência ampliada ao bem estar psíquico, social e emocional da pessoa humana. Descritores: cuidado, arte, enfermagem.


Referências:
GALVANESE, A.T.C.; NASCIMENTO, A.F.; DOLIVEIRA, A.F.P.L. Arte, cultura e cuidado nos centros de atenção psicossocial. Rev. Saúde Pública,  SP,  v. 47, n. 2, p. 360-367,  2013.