Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 869


869

A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO SORRISO DE PLANTÃO NA FORMAÇÃO HUMANIZADA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Autores:
Vera Lúcia Gomes Rocha (amojesus_verinha@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a importância do aspecto humanista do currículo do curso de Enfermagem é imprescindível para uma formação plena, pois o papel que irão desenvolver na sociedade não é só como executor, mas como propositores de políticas e práticas humanizadas.1 O processo de humanização das práticas em saúde é tema relevante e necessita de amplo debate, assim como de atividades e cursos que possam divulgar sua essência e missão para os cidadãos em geral, os profissionais e estudantes da área da saúde.2 OBJETIVO: relatar as experiências vivenciadas por acadêmicos de enfermagem no projeto de extensão sorriso de plantão. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem na pediatria de um hospital público de Maceió entre os anos de 2014 e 2016. RESULTADOS: as atividades do projeto ocorriam através de plantões quinzenais onde um grupo de palhaços doutores, formado por acadêmicos de diversas instituições, realizava visitas ao setor de pediatria e desenvolvia atividades lúdico/terapeutas. CONCLUSÃO: o projeto proporciona ao acadêmico a oportunidade de desenvolver habilidades que contribuem para uma formação humanizada através da relação interpessoal entre os palhaços e entre as crianças hospitalizadas. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: o relato vem a contribuir na conscientização sobre o processo de formação qualitativo do profissional enfermeiro.


Referências:
1 KEISER, Dagmar Elaine; SERBIM Andreivna Kharenine. Diretrizes curriculares nacionais: percepções de acadêmicos sobre a sua formação em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 dez;30(4):633-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v30n4/a08v30n4 2 HELMO, Fernanda Rodrigues; SIMÕES , Ana Lúcia de Assis. liga de humanização sarakura: contribuição para a formação dos profissionais da saúde. Ciência, Cuidado e Saúde. Minas Gerais. v 9. n 01. p 150. Jan/Mar. 2010. DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10564 Disponível: