868 | AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO NO ALOJAMENTO CONJUNTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (vluiza44@gmail.com) (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Bianca Maria Vieira de Vasconcelos (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Oliveira Lessa (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Karinne Duarte Teixeira (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Elisa Marina do Prado Silva (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Sueli Teresinha Cruz Rodrigues (Professora da Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: O período neonatal é um momento de grande vulnerabilidade, onde concentram-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados especiais1.Nesse contexto, compreende-se a importância do papel da Enfermagem para esclarecer possíveis dúvidas dos responsáveis pelo cuidado2. Objetivos: Analisar os conhecimentos prévios de puérperas e acompanhantes do ALCON/HUPAA acerca dos cuidados básicos com o RN, desmistificando práticas prejudiciais e fornecendo conhecimento através de ações educativas sobre o tema. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência a respeito de uma ação educativa sobre cuidados básicos com o recém-nascido, realizada no alojamento conjunto do Hospital Escola Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL). Resultados: Durante a ação realizada, foram esclarecidas diversas dúvidas dos pais e acompanhantes, considerando a cultura e conhecimentos destes para que fosse possível ensinar sobre os hábitos que são importantes no cuidado ao RN. Conclusão: Com isso, observamos a eficácia da ação educativa, pois alguns mitos prejudiciais à saúde podem ser desconstruídos, reforçando e valorizando os conhecimentos acertados que estes já possam trazer consigo. Contribuições para a Enfermagem: Este estudo tornou possível contribuir com a formação dos estudantes de enfermagem, demonstrando a importância da ação educativa, contribuindo assim para melhor qualidade na assistência. Descritores: Recém-nascido; cuidados de enfermagem; educação em saúde
Referências: Referências: 1. Barros, SMO. Enfermagem Obstétrica e Ginecológica: guia para a prática assistencial. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2009. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, 2. ed. Brasília: 2012. |