Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 858


858

Violência sofrida por uma parturiente durante a assistência prestada no centro obstétrico: Relato de experiência.

Autores:
Thayná Mayara Resende de Gusmão (thaynamrg@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Annayza Priscilla de Moraes Veloso (Universidade Federal de Alagoas) ; Jéssica Pessoa Neves Cadengue (Universidade Federal de Alagoas) ; Brenda Ribeiro Pacó (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A maternidade é percebida por algumas mulheres como o início de um novo ciclo, um marco diferencial. Portanto, é de suma importância que os cuidados obstétricos antes, durante e após o parto seja respeitado e humanizado, garantido a mulher seus direitos, privacidade e sigilo. Objetivo: Relatar sobre a assistência prestada a uma parturiente no Centro Obstétrico (CO). Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a experiência observacional no CO do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Resultado: Durante o preparo da parturiente para a cesárea, ela encontrava-se bastante nervosa, o seu acompanhante não foi permitido entrar durante esse processo e a anestesiologista deixou-lhe completamente despida enquanto estava conversando com o residente sobre a anestesia. Neste momento, ela se sentiu bastante incomodada. Só após uns 15 minutos, a enfermeira entrou na sala e assim que visualizou cobriu-lhe com uma bata. Discussão: A paciente foi lesada em dois momentos, primeiramente em tirar-lhe o direito de ter acompanhante e, depois, em tirar-lhe a privacidade, sendo deixada completamente despida desnecessariamente. Essas atitudes foram desumanas e ilegais, visto que o Ministério da Saúde preconiza uma assistência obstétrica humana e moral. Conclusão: Apesar dessa violência sofrida pela parturiente, pode-se observar que no meio de tantos profissionais dentro da sala do CO, a única profissional que se sensibilizou e percebeu a angustia da gestante frente aquela situação foi a enfermeira, a qual "devolveu" seu direito, à cobrindo e garantindo sua privacidade. Contribuições para a enfermagem: A enfermagem vem se destacando na humanização da assistência, principalmente, obstétrica. Esse destaque deve-se a uma luta por direitos à mulher e um cuidado baseado em evidências, promovendo maior confiança e segurança da gestante à equipe de enfermagem.


Referências:
DAILYS, G. J.; ZOE, D. B.; MARLEN, A. A. Childbirth of medically supervised delivery from an anthropological perspective. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 7, p. 1893 - 1902, 2012.