Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 857


857

Educação em saúde sobre sexualidade para adolescentes: Relato de experiência.

Autores:
Thayná Mayara Resende de Gusmão (thaynamrg@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Annayza Priscilla de Moraes Veloso (Universidade Federal de Alagoas) ; Jéssica Pessoa Neves Cadengue (Universidade Federal de Alagoas) ; Brenda Ribeiro Pacó (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A sexualidade na adolescência se caracteriza como um momento peculiar devido ao início do amadurecimento sexual, que acomete o início da transformação física e do desenvolvimento da identidade sexual. Objetivo: Relatar sobre a importância da educação em saúde acerca da sexualidade para adolescentes. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre uma atividade educativa desenvolvida com um grupo de adolescentes na Associação de Moradores do Graciliano Ramos em Maceió - AL. Participaram do grupo 5 adolescentes do sexo feminino, com idades entre 10 a 18 anos. Foram realizadas atividades lúdicas sobre sexualidade, com cartazes, cartilhas, objetos ilustrativos sobre órgãos sexuais, preservativos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Resultados: Elas apresentavam muitas dúvidas sobre sexualidade, vergonha e anseios sobre o assunto, desconheciam os preservativos e o modo de utiliza-los, assim como desconheciam sobre as IST e o modo de transmissão. Conclusão: Embora várias pesquisas indicam que os adolescentes têm iniciado a atividade sexual precocemente, através da atividade, podemos observar que elas não conhecem o seu próprio corpo, desconhecem os preservativos e o modo de usar. Esse tema não foi muito atrativo para os adolescentes, pois de tantos convidados, só apareceram 5 adolescentes. Porém essa educação em saúde foi muito vantajosa e permitiu esclarecer as dúvidas e anseios das adolescentes sobre a sexualidade, bem como orientá-las acerca de conhecer o corpo, a importância do uso dos preservativos e a prevenção para ITS. Contribuições para a Enfermagem: A educação em saúde é o cargo chefe da enfermagem, onde ocorre a sensibilização dos pacientes para determinado tema. É através dela que ocorre a prevenção e promoção da saúde, e assim, pode-se evitar alguns dos grandes problemas de saúde pública.


Referências:
MORAES, S. P.; VITALLE, M. S. S. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Revista da Associação de Médica Brasileira, São Paulo, v. 58, n. 1, p. 48 - 52, 2012.