856 | OS IMPACTOS DAS AÇÕES EDUCATIVAS: BENEFÍCIOS PARA O SERVIÇO E PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR | Autores: Tharles Maia de Castro (tharles.decastro@gmail.com) (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Priscila Menon dos Santos (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Janne Cavalcante Moteiro (Fundação Universidade Federal de Rondônia) |
Resumo: Introdução: De acordo com a NR 32, a prática de ações educativas que consistam em atualizar protocolos e modificar as realidades dos serviços podem contribuir positivamente para o desenvolvimento do raciocínio crítico dos trabalhadores frente a uma situação de problema. Portanto, ações que não incluem o trabalhador como agente do processo tendem a apresentar resultados menos significativos no quesito melhoria de condições de trabalho, qualidade e segurança no serviço do que as práticas que envolvem problematização e construção de raciocínio crítico (BRAND, FONTANA, 2014; SILVA et al, 2016).Objetivo: Este estudo teve como objetivo demonstrar de que forma as ações educativas realizadas dentro das Unidades de Terapia Intensiva podem impactar positivamente na saúde do trabalhador. Método: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores em saúde: "Educação em Saúde", "Unidades de Terapia Intensiva", "Saúde do Trabalhador", nos idiomas inglês, português e espanhol. O levantamento bibliográfico foi restrito às publicações identificadas como artigo relacionado à prática educativa dentro da unidade de terapia intensiva com intenção de promoção de saúde do trabalhador. Resultados: Foram encontrados, inicialmente, por meio da base de dados pesquisada, 54 artigos, mas após a aplicação de filtros e análise mais criteriosa, apenas 7 artigos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Conclusão: A junção entre teoria e prática dentro do trabalho na saúde, principalmente voltado aos cuidados com pacientes críticos na UTI, são imprescindíveis para a saúde do trabalhador, visto que promove segurança no agir do profissional e assim benefícios na saúde mental do individuo. Com isso, as práticas educativas devem ser encorajadas dentro dos serviços de saúde para beneficio dos serviços e da saúde do trabalhador.
Referências: BRAND, C. I.; FONTANA, R. T. Biossegurança na perspectiva da equipe de enfermagem em unidade de tratamento intensivo. Rev Bras Enferm. v. 67, n. 1, p. 78-84, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n1/0034-7167-reben-67-01-0078.pdf Acesso em: 21 nov 2016. |