Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 855


855

DIFERENTES CAUSAS PARA USO DE DROGAS E SEUS FATORES DE PROTEÇÃO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Thâmera Jacqueline de Oliveira Rocha (thamerarocha@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Thamires Pinheiro Guimarães (Universidade do Estado do Pará) ; Ariamiro dos Santos Silva Junior (Universidade do Estado do Pará) ; Dara Marcela Gama dos Anjos (Universidade do Estado do Pará) ; Erika Fonseca de Sousa (Universidade do Estado do Pará) ; Lara Suellen Bezerra Lopes (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
DIFERENTES CAUSAS PARA USO DE DROGAS E SEUS FATORES DE PROTEÇÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A adolescência por ser um período de inúmeras transformações físicas e emocionais em pouco tempo, é suscetível a diversas situações, entre elas o consumo de drogas. A promoção dos fatores protetores podem auxiliar na diminuição de futuros possíveis problemas de saúde e sociais. Objetivo: relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em uma oficina educativa direcionada aos adolescentes de uma instituição sócio educativa, no município de Santarém-PA, cuja finalidade é identificar as principais formas de proteção contra o uso de drogas. Metodologia: Iniciou-se com uma dinâmica de integração e em seguida foi conversado sobre o uso de álcool e outras drogas. A segunda atividade foi para preenchimento do quadro de Prazer, Risco e Proteção, onde mencionaram os principais motivos que levam os adolescentes ao uso de drogas. Realizou-se uma dinâmica de encerramento: cada um recebeu uma targeta de papel, onde deveria escrever seu maior sonho, estimulou-se a percepção perante a qualidade de vida e a realização dos sonhos. Resultados: Grande participação dos adolescentes durante toda a oficina, proporcionando um bom diálogo, facilitado pela segurança dos participantes ao compartilharem suas vivências. Todos relataram que a família, escola e sociedade podem ajudar na proteção. Conclusão: O consumo de drogas por adolescentes pode ser evitado através dos fatores de proteção. Essa prevenção é facilitada pela família, escola e comunidade que devem informar sobre as alterações biopsicossociais causadas pelas drogas, além dos malefícios e estabelecer metas para o futuro, influenciando positivamente o adolescente. Contribuições de enfermagem: A eficácia de ações como esta, encontra-se na segurança dos participantes em poder relatar as situações que já vivenciaram e compreender onde os fatores de proteção falharam. Palavras-chaves: Drogas, Fatores de Proteção, Adolescentes.


Referências:
ANDRADE, Nara Saade; HEINGER, Elisa Machado; FONTES, Aline Almeida; GONÇALVES, Charlisson Mendes. Droga e Adolescência. Psicologia.PT O portal dos psicólogos, 2014.