Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 851


851

Instrumento para Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao surdo, alicerce para equidade.

Autores:
Thais Guerra Gomes (thaisguerra.enfermagem@hotmail.com) (Universidade Federal do Ceará (UFC)) ; Mayara Karine Cavalcante dos Santos (Faculdade Nordeste (Fanor)) ; Thalya Camila Angelim Praciano (Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)) ; Ana Paula Almeida Dias da Silva (Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS))

Resumo:
INTRODUÇÃO: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Esta metodologia é um instrumento privativo do processo de trabalho do enfermeiro, a qual dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência aos pacientes. O registro de enfermagem, elementar na SAE, é fundamental para comunicação multidisciplinar dos profissionais de saúde, sendo indicador para qualidade do serviço, devendo contemplar o usuário de forma integral, e ser equânime as suas necessidades, além de possibilitar a continuidade do cuidado. O atendimento ao ser surdo exige conhecimentos e habilidades específicas, que contemplem comunicação efetiva e conhecimento da construção social deste, fazendo necessário instrumentos que o abordem adequadamente. OBJETIVO: Apresentar instrumento que utilize a SAE à comunidade surda de uma forma holística. METODOLOGIA: O presente estudo, de caráter metodológico, foi realizado no período de outubro de 2016, com propósito de colaborar na consulta de enfermagem realizada pelo grupo de extensão "Saúde em Libras" de uma universidade em Fortaleza. RESULTADOS: O instrumento aborda o ser surdo equanimemente relacionando ao tipo de surdez, a linguagem utilizada (Português, Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS ou bilíngue), se oralizado, e instituição da comunidade surda mediadora para o atendimento. O instrumento encontra-se em fase de testes em atendimentos desde dezembro de 2016. Sendo progressivamente aperfeiçoado para continuidade ao processo de validação. CONCLUSÕES: O instrumento referenciado proporcionou nos meses subsequentes um acompanhamento das intervenções e resultados, além de servirem como base de dados para aperfeiçoamento das intervenções individuais e coletivas. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Instrumentos que corroborem para o registro de enfermagem adequado ao público com necessidades diferentes, legitima a assistência de enfermagem equânime.


Referências:
LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. TRECOSSI, O.M; ORTIGARA.F.P.E. Importância e eficácia das consultas de enfermagem ao paciente surdo. Revista de Enfermagem | FW | v. 9 | n. 9 | p. 60-69 | 2013.