Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 839


839

OS ENFERMEIROS E A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO ESTADO DE ALAGOAS

Autores:
Tânia Kátia de Araújo Mendes (taninhak1@hotmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIENCIAS DA SAÚDE - UNCISAL) ; Mariana Gomes de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIENCIAS DA SAÚDE - UNCISAL) ; Rudja Maria Leite Abreu (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIENCIAS DA SAÚDE - UNCISAL)

Resumo:
OS ENFERMEIROS E A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO ESTADO DE ALAGOAS RESUMO: A vigilância em saúde tem foco na análise da situação de saúde, para gerar oportuna organização e execução de ações pertinentes ao controle de fatores determinantes, riscos e danos à saúde. Esse estudo destaca a contribuição dos enfermeiros na formação técnica em vigilância em saúde na escola Técnica de Saúde de Alagoas (ETSAL), onde trabalho realizado pela mesma evidenciou que 88.7% da força de trabalho nas vigilâncias é composta por trabalhadores de nível médio, 100% sem formação específica, 75% tem mais de 15 anos no setor e gestores municipais destacaram que esses trabalhadores não se expressam adequadamente na comunidade, não conhecem o papel amplo da vigilância, acessam mal os sistemas de informação e não realizam ações educativas. Norteada por essas informações a ETSAL implantou o curso de forma descentralizada para o estado. Hoje, com 25 turmas iniciadas, pode-se observar que os enfermeiros representam 85,9% do universo docente. Conclui-se que a participação dos mesmos que já ocorre de forma tão marcante na atenção básica reveste-se de grande significado para a reestruturação das práticas em vigilância, uma vez que exercendo a docência no curso técnico em vigilância em saúde , ele também se qualifica, articula-se com os trabalhadores e mobiliza-se junto à gestão/comunidade em prol de assegurar um serviço com menos riscos e de melhor qualidade. Palavras-chave: Vigilância em Saúde. Enfermeiros. Formação profissional.


Referências:
MENDES, Tania Katia de Araújo. O perfil de competências do trabalhador de nível técnico no campo das vigilâncias. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Publica). Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro. 2009. Disponivel em.