Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 836


836

O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR E A CONSTRUÇÃO DE UM ENFERMEIRO EMPREENDEDOR

Autores:
Talita Rafaela da Cunha Nascimento (talitarafaela97@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Silvia Maria de Luna Alves (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Gislainy Thais de Lima Lemos (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Sidiane Barros da Silva (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; César Augusto Lopes (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.) ; Luiz Miguel Picelli Sanches (Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.)

Resumo:
Introdução: A década de 1960 foi marcada pelo surgimento da história das empresas juniores, as quais visam preparar o estudante universitário para o mercado de trabalho, simulando um ambiente empresarial, onde os alunos através de criatividade, habilidade e inovação, desenvolvem experiências além daquilo que a graduação pode fornecer. Formando assim, profissionais com uma visão holística acerca da sua profissão, bem como, hábeis para gerir e desenvolver projetos. O ensino de enfermagem prepara o aluno para uma atividade de gestão de recursos humanos e materiais, nos serviços de saúde, mas apresenta limitações quanto a atividades de empreendedorismo de serviços de saúde. Diante disso, surgiu a Empresa Júnior Meráki, na tentativa de fornecer subsídios para graduandos em enfermagem desenvolverem habilidades complementares, visto que o enfermeiro também pode ser um gestor em saúde. Objetivo: Relatar a importância da criação de empresas juniores durante a graduação de enfermagem para empoderamento e qualificação do enfermeiro como gestor. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de evidências bibliográficas e experiências vivenciadas pelos próprios autores durante o desenvolvimento e elaboração de atividades na Empresa Júnior Meráki da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória, fundada em 2015 e formada apenas por graduandos em enfermagem. Resultados: Após a criação e desenvolvimento de diversos projetos e cursos, observou-se que os discentes e membros da empresa aprimoraram e desenvolveram diversas habilidades, como comunicação, liderança, proatividade e gerenciamento. Conclusão: Por conseguinte, a empresa júnior mostrou-se importante durante a formação do enfermeiro, pois estimula o empreendedorismo e a inovação profissional. Contribuições ou implicações para a enfermagem: O que contribui para o empoderamento e valorização do enfermeiro como empreendedor, além de articulação da enfermagem com outras áreas como administração e gestão. Descritores: Administração em saúde; Gestão em saúde; Enfermagem.


Referências:
Terrim S, Melo AAR, Jácomo AL. Empreendedorismo em saúde: relato de um modelo de Empresa Júnior em Medicina. Rev Med (São Paulo). 2015 abr.-jun.;94(2):94-8. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v.94i2p94-98 Junior ABO, Borini FM, Bernardes RC, Oliveira MJ. Impact of entrepreneurial Orientation on strategic aliances And the role of top management. © RAE | São Paulo | V. 56 | n. 3 | maio-jun 2016 | 315-329. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020160305