Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 835


835

SAÚDE NA ESCOLA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Tales Luiz dos Santos Gomes (talesluiz77@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
Introdução: a escola, que tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as arenas da vida social. Juntamente com outros espaços sociais, ela cumpre papel decisivo na formação dos estudantes, na percepção e construção da cidadania e no acesso às políticas públicas. Desse modo, pode tornar-se locus para ações de promoção da saúde para crianças, adolescentes e jovens adultos1. Objetivo: relatar a experiência de atividade educativa sobre o autocuidado da higiene bucal e corporal com docentes e discentes da educação básica. Metodologia: trata-se de um relato de experiência vivida pelos estudantes do primeiro ano do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino superior de Alagoas, em aulas práticas da disciplina de Bases de Intervenção a Saúde, no primeiro semestre de 2016. O objetivo da atividade foi trabalhar com docentes e discentes o autocuidado da higiene bucal e corporal. Resultados: foram abordadas temáticas, tais como as principais afecções que acometem discentes infantis pela falta de higienização correta, ensinando-os os mínimos cuidados necessários para a não contração e desenvolvimento de algumas patologias. Foi utilizada uma linguagem compreensível à faixa etária dos discentes, entre seis a nove anos, tendo como principal estratégia a abordagem lúdica. Conclusões: foi percebido pelos acadêmicos que as ações tinham potencial de transmitir conhecimento por formas diferenciadas e os fazendo descobrir em si áreas ainda inexploradas quanto à criatividade. Também foi possível alcançar com as ações a sensibilização dos alunos em relação ao seu autocuidado com a saúde bucal e corporal. Implicações para enfermagem: ressalta-se a importância da formação do enfermeiro como educador em saúde desde a graduação, principalmente na adaptação da capacidade de transferir seus conhecimentos por diferentes formas.


Referências:
(DEMARZO; AQUILANTE, 2008). BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica, n. 24, 2009. Saúde na escola. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao _basica_24.pdf