Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 834


834

MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Tainar Sousa Santos (tai.sousa1@outlook.com) (Universidade Tiradentes) ; Ana Caroline Almeida do Nascimento (Universidade Tiradentes) ; Anna Helena Fontes do Nascimento Silva (Universidade Tiradentes) ; Camila Carvalho Silvestre (Universidade Tiradentes) ; Gabrielle Gomes da Fonsêca (Universidade Tiradentes) ; Juliana de Oliveira Musse (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: A estratégia do Apoio Matricial (AM) foi criada para que a pessoa em sofrimento mental seja acolhida em seu território , com a finalidade de promover a saúde, descentralizando, por meio do AM na Atenção Primária à Saúde, representando uma importante ferramenta para o trabalho, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Ressaltar a importância da Estratégia de Saúde da Família na assistência em saúde mental. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados Scientific Electronic Library Online, no período de 2011 a 2016, por meio de artigos científicos, considerando idioma português e inglês, utilizando os descritores: Enfermagem, saúde mental, atenção primária à saúde. Resultados: A Estratégia de Saúde da Família passou a ser indispensável para a atenção das pessoas portadoras de transtornos mentais e a família, realizando ações comunitárias que proporcionam a inclusão social no local em que residem. Conclusão: Os serviços de saúde mental e a Atenção Básica trabalhem articulados, tendo como princípios a noção de território, interdisciplinaridade, promoção da cidadania dos usuários, intersetorialidade, multidisciplinaridade, desinstitucionalização e construção de uma autonomia ao usuário e familiares. Contribuição para Enfermagem: Os profissionais das estratégias de saúde da família devem buscar desenvolver uma assistência de maneira integral, que favoreça à reabilitação psicossocial e à estruturação de cidadania do paciente com transtorno mental.


Referências:
CHIAVERINI, D. H., GONÇALVES, D. A., BALLESTER, D., TÓFOLI, L. F., CHAZAN, L. F., ALMEIDA, N., & Fortes. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde, Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2011. SOARES, Amanda Nathale; DA SILVEIRA, Belisa Vieira; DOS SANTOS REINALDO, Amanda Márcia. Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro. Northeast Network Nursing Journal, v. 11, n. 3, 2016.