Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 828


828

O ENFERMEIRO-LIDER FRENTE À EQUIPE DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA ATUALIDADE

Autores:
Suely Lopes de Azevedo (sulazrj@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA) ; Deise Ferreira de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA) ; Zenith Rosa Silvino (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA)

Resumo:
Introdução: Nos últimos dois séculos, esforços têm sido empreendidos para inovação dos modelos de gestão, incluindo o setor saúde, avançando da linha-e-staff à gestão do conhecimento, oscilando entre abordagens racionais e normativas e são reflexo do desenvolvimento tecnológico e econômico. Essas transformações geram desafios aos gestores no sentido de alcançar resultados positivos. Objetivo: Caracterizar como os gerentes de enfermagem têm lidado com a equipe de enfermagem, no contexto organizacional que atuam. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), entre 2012 e 2017. Resultados: A liderança é reconhecida pelos enfermeiros e está associado à comunicação e à ética. Algumas estratégias instrumentalizam a liderança sendo importante conciliar interesses e diferenças, valorizar singularidades entendendo a complexidade do humano, acreditar nas pessoas e potencializar qualidades individuais e coletivas e manter interação dialógica através da escuta, fomentando processos coletivos. Há nós críticos a serem vencidos quanto à liderança do enfermeiro, mas os conflitos emergem das relações interpessoais e, a adoção de uma liderança participativa é uma boa estratégia para dirimir as resistências. A formação de enfermeiros-líderes foi apontada como limitada na graduação sendo a educação permanente uma estratégia de desenvolvimento desta competência. Conclusão: O enfermeiro é reconhecido como elemento fundamental na rede de interações com os profissionais em qualquer ambiente organizacional, promovendo interlocução que facilita o trabalho em equipe, embora ainda apresente sinais de uma liderança autoritária na condução da equipe, mantendo a relação líder/subordinado. Contribuições para a enfermagem: Através do conhecimento e da experiência profissional o enfermeiro fortalece seu lugar, utilizando-se de ferramentas e, além do conhecimento, a liderança, a comunicação e o trabalho em equipe obtiveram maior relevância. Descritores: liderança, comunicação, equipe de enfermagem e gerência.


Referências:
Assen MV, Berg GVD, Pietersma P. Modelos de gestão: os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Bodrozic Z, Adler PS. The Evolution of Management Models: A Neo-Schumpeterian Theory. Administrative Science QuarterlyApril. 1-45 April 7, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0001839217704811 Spers VRE. Tópicos Gerenciais Contemporâneos. Curitiba/PR: IESDE, 2011.