826 | Reflexão acerca da Contribuição da Interdisciplinaridade no Ensino para a Formação do Enfermeiro. | Autores: Suderlande da Silva Leão (suderlande@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Regina Braga Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Sérgio Seiji Aragaki (Universidade Federal de Alagoas) ; Cristina Camelo de Azevedo (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: O termo interdisciplinaridade surgiu em meados da década de 60 na Europa, devido à revolução de estudantes universitários, que estavam revoltados com a alienação do ensino com relação a problemas sociais e a excessiva especialização curricular. No Brasil, o termo foi ouvido pela primeira vez, por meio do estudo da obra do filósofo Francês Georges Gusdorf e do psicólogo Jean Piaget, que influenciaram alguns filósofos e pesquisadores brasileiros.1 A interdisciplinaridade é definida pelo grau de integração entre as disciplinas, são ações interligadas, integradas e inter-relacionadas, de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. No campo da formação em saúde, ela tem sido proposta como uma estratégia imprescindível para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), favorecendo uma assistência mais integral e humanizada.2 Objetivo: Refletir acerca da contribuição da interdisciplinaridade para a formação do enfermeiro como membro de uma equipe multiprofissional. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter reflexivo, baseado em publicações sobre a implantação da interdisciplinaridade na formação do enfermeiro e demais profissionais da área da saúde. Resultados e discussões: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área da saúde destacam a necessidade de práticas orientadas pelos princípios e diretrizes do (SUS). E para se estabelecer serviços de saúde com maior resolutividade, que visem as necessidades de saúde da população, é preciso considerar o trabalho interdisciplinar em todos os seus aspectos.3 Conclusão: Mesmo havendo um reconhecimento da necessidade do enfermeiro e demais membros da equipe desenvolverem um trabalho interdisciplinar, observam-se dificuldades em seu cumprimento desde a formação dos alunos na graduação até o corporativismo das profissões. Contribuição para enfermagem: Conscientizar o enfermeiro e demais profissionais da área da saúde envolvidos no processo de assistência ao paciente, acerca da importância do trabalho interdisciplinar, com a implantação de práticas integradas, respeitando os princípios da interdisciplinaridade. Descritores: Educação em saúde, hospitais de ensino, Equipe de Assistência ao paciente, enfermagem.
Referências: 1. FAZENDA, I.C.A. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Ed. Cortez. 2008. 2. PEREIRA, S.C.L. et al. Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar. Interface- Comunicação, Saúde, Educação v.19, n.1, p.869-878: 2015 Disponível em: |