818 | A EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM | Autores: Sidiane Barros da Silva (sidiane_barros@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) ; Anderson Alves da Silva Bezerra (Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) ; Gislainy Thais de Lima Lemos (Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) ; Silvia Maria de Luna Alves (Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) ; Talita Rafaela da Cunha Nascimento (Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) ; Phelipe Gomes de Barros (Docente da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória) |
Resumo: Introdução: A educação em saúde consiste num conjunto de práticas pedagógicas de caráter participativo e emancipatório e tem como principal objetivo o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida e saúde da população. A prática de Educação em Saúde requer dos profissionais de saúde uma análise crítica de sua atuação e reflexão de papel como educador. Dentre esses profissionais, é atribuído ao enfermeiro a Educação em Saúde que visa satisfazer as necessidades de saúde da população. Objetivo: Destacar a importância do profissional de enfermagem na Educação em Saúde. Metodologia: Trata-se de um trabalho qualitativo de caráter exploratório do tipo revisão bibliográfica, em que foram considerados artigos dos últimos 10 anos, das bases de dados: Scielo, Pubmed, e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: As pesquisas demonstraram que o profissional de enfermagem é de suma importância na educação em saúde, uma vez que este é um agente no processo de mudança social e deve participar de atividades que promova a promoção e proteção da saúde. Além disso, este profissional tem a capacidade de operar de forma criativa e autônoma nos diferentes níveis de atenção à saúde. É visto que quando a educação em saúde é considerada método dialógico pelo enfermeiro, este aprende a respeitar e potencializa a autonomia do usuário na luta por melhores condições de vida, tornando-se esta educação em saúde bem sucedida quando vista de forma holística por esse profissional. Conclusão: Nessa perspectiva, portanto, a atuação do enfermeiro na Educação em saúde, promoverá ao indivíduo conhecimento necessário para tomar decisões conscientes no seu processo saúde- doença e de vida saudável. Contribuições para enfermagem: Dessa forma, ocorrerá uma construção compartilhada do conhecimento e maior integração entre o profissional de enfermagem e o indivíduo por ele assistido. Descritores: Educação em Saúde, profissional de enfermagem, população.
Referências: SOUZA, I. V. B., et al. Educação em saúde e enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista ciência saúde nova esperança, v.11, n.1, p.112-121, 2013. ACIOLI, S., A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem. Rio de Janeiro, v.61, n.1, p.117-121, 2008. SILVA, L. D., et al, O enfermeiro e a educação em saúde: um estudo bibliográfico. Revista de Enfermagem da UFSM. Santa Maria, v.2, n.2, p.412-419, 2012. Cofen. Resolução Cofen nº 311, de 18 Jan de 2007, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. [acesso em 2009 mai 10]. Disponível em http://www.portalcoren-rs.gov.br/web/coren_legisla_E.php. Acesso em: 10 jul. 2017. SALCI, M. A., et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas Reflexões. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis, v.22, n.1, p.224-230, 2013. |