Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 812


812

TERAPIAS ALTERNATIVAS À TRANSFUSÃO SANGUÍNEA: UMA ANÁLISE SOBRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS ALTERNATIVOS, SEUS CUIDADOS E A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.

Autores:
Scarlet Silva Nunes (scarlet_nunes@hotmail.com) (UNIGRANRIO) ; Aline de Jesus Campobell Silva Marinho (UNIGRANRIO) ; Thayanne Louzada Sobral (UNIGRANRIO) ; Taísa Diva Gomes Felippe (Universidade Federal Fluminense - UFF)

Resumo:
A hemoterapia hoje se constitui em uma das alternativas terapêuticas mais efetivas no tratamento de determinadas patologias e na reposição de hemocomponentes e hemoderivados essenciais á manutenção da vida. No entanto esta pratica exige uma avaliação sobre a real necessidade de aplicação devido aos fortes impactos que poderão acometer a saúde do paciente. Além do uso eficiente do sangue, evitando uma sobrecarga nos serviços de banco de sangue. Tal fato, nos fez questionar sobre a existência de métodos alternativos a transfusão sanguínea que envolva menos riscos ao paciente e que poderiam ser utilizados em determinadas situações, a fim de diminuir consideravelmente o numero de infusões desnecessárias de hemocomponentes e hemoderivados, levando conforto e segurança na assistência do paciente. Objetivos: Identificar quais os métodos alternativos substitutivos à transfusão sanguínea e os cuidados necessários para tais procedimentos. Método: Pesquisa bibliográfica, revisão da literatura cientifica. Analise dos Resultados: As terapias alternativas, têm como características, baixo custo, deste modo, poderão ser introduzidas nos cenários onde ocorrem as transfusões sanguíneas, tais terapias, garantem uma assistência eficaz, além de dar o direito de escolha aos pacientes, garantindo aos mesmos o respeito em relação a escolha de um tratamento sem riscos. Considerações Finais: É de suma importância que os profissionais de enfermagem tenham conhecimento sobre terapias seguras substitutivas a transfusões sanguíneas e seus cuidados. Pois estes estão diretamente ligados à assistência e devem garantir um cuidado integral ao paciente e respeitando suas escolhas de tratamento pertinentes a sua própria a saúde. Implicações para Enfermagem: Os profissionais de enfermagem devem estra habilitados a executar de forma segura os métodos alternativos a transfusão sanguínea, diante de uma realidade onde o contato com tais terapias são pouco divulgadas.


Referências:
1- Silva, L. A. A.; Somavilla, M. B. Conhecimentos da equipe de enfermagem sobre terapia transfusional. Cogitare Enfermagem, Paraná, v. 15, n. 2, p. 327-33, abr./jun., 2010. Acesso em: 05 de abril de 2016. 1. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais).