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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 811


811

Elaboração de Cartilha Educativa de Atendimento Pré Hospitalar na Infância

Autores:
Scarlet Silva Nunes (scarlet_nunes@hotmail.com) (UNIGRANRIO) ; Aline de Jesus Campobell Silva Marinho (UNIGRANRIO) ; Thayanne Louzada Sobral (UNIGRANRIO) ; Taisa Diva Gomes Felippe (Universidade Federal Fluminense - UFF)

Resumo:
Primeiros socorros é um conjunto de conceitos e técnicas previamente elaborado para minimizar e estabelecer um socorro de urgência ou emergência desempenhado por qualquer individual a fim de ajudar o acidentado e o eximir de agravamento a sua situação de dano físico imediato. A correta prática soluciona inúmeros problemas em todo o mundo, tornando muito eficiente o socorro, onde, o atendimento pré-hospitalar completa-se ao intra hospitalar. Observamos que nos países desenvolvidos essas técnicas são inclusas desde o ensino fundamental, por meio disso, crianças são aptas a desempenhar um atendimento de emergência até a chegada do socorro móvel de urgência. Objetivo descrever a importância do atendimento pré-hospitalar em primeiros socorros na infância. Metodologia: Elaboração de Cartilha educativa respeitando as etapas metodológicas de confecção. Uma cartilha deve ser de preferência, um projeto coletivo, por meio de uma construção dialógica, resultado do trabalho em equipe multidisciplinar3. Resultados: A importância de se aplicar estratégias de conhecimento de atendimento pré-hospitalar em primeiros socorros na infância fundamenta a elaboração da cartilha para ser aplicada nas escolas de ensino fundamental. Importante que as crianças que receberem a apresentação da cartilha com treinamentos práticos onde desenvolvam uma boa recepção com o conteúdo apresentado. Afim de, justificar a necessidade do treinamento em primeiros socorros no âmbito do ensino fundamental, refletindo a grande necessidade de conhecimento específico nesse contexto. Onde será de fundamental importância a atuação da criança propagadora de informações e conhecimento tanto para os pais como familiares e amigos.


Referências:
GUMARÃES, Hélio Penna. MD, PhD, FAHA e a equipe do Projeto de Destaques da Atualização das Diretrizes da AHA 2015 para RCP e ACE. MOUTINHO, Paula Maria Nunes, Monitoria: sua contribuição para o ensino aprendizagem na Graduação em Enfermagem. 2015. 61f. Dissertação de Mestrado. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo - Ribeirão Preto, 2015. COIMBRA, J. 2004. Linguagem e percepção ambiental. In: PHILIPPI JR., A.; ROMÉRO, M.; BRUNA, G. (eds.). Curso de gestão ambiental. Barueri, Manole, p.525-570. ADÃO, Rodrigo de Souza; SANTOS, Maria Regina. Atuação do enfermeiro no atendimento pré hospitalar. Revista Mineira de Enfermagem. Vol. 16.4, 2012. DOI: http://www.dx.doi.org/S1415-27622012000400017