Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 804


804

POTENCIAL EMPREENDEDOR DE ENFERMEIRAS: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL

Autores:
Samanta Andresa Richter (samantarichter@sou.faccat.br) (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Edemilson Pichek dos Santos (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Edna Thais Jeremias Martins (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara) ; Êrica Rosalba Mallmann Duarte (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) ; Gímerson Erick Ferreira (Faccat - Faculdades Integradas de Taquara)

Resumo:
Introdução: O empreendedorismo em Enfermagem possui infinitas possibilidades, de modo que a enfermeira pode ser empreendedora nas mais diversas ações que desenvolve, o que favorece a tomada de decisões e a resolutividade no trabalho. Objetivo: Analisar traços e características que favorecem o potencial do enfermeiro no desenvolvimento de ações empreendedoras em Enfermagem. Método: Revisão crítico-narrativa com aporte teórico de Hinds, Chaves e Cypress, cuja proposta considera a existência quatro níveis contextuais que se interligam: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Resultados: A produção científica analisada demonstra que as enfermeiras geralmente demonstram impulso e determinação, características que podem estar relacionadas à liderança e ao gerenciamento. Por outro lado, expressam baixa necessidade de realização e tendência à criatividade na prestação do cuidado que desenvolvem, o que sugere que estas não conseguem exercer autonomia e independência, essa associação pode estar relacionado ao tipo de vínculo de trabalho que este profissional normalmente está inserido. Considerações finais: É importante ponderar que o potencial empreendedor das enfermeiras pode estar associado a características pessoais, nessa perspectiva é possível desenvolver características que favoreçam as ações empreendedoras, essas sendo trabalhadas e incentivadas pelas instituições formadoras e empregadoras, como forma de motivação e qualificação a essas profissionais. Contribuições para a Enfermagem: O estudo oportuniza reflexões que favorecem a disseminação da cultura empreendedora nos espaços de desenvolvimento da Enfermagem mediante estímulo a atitudes criativas e transformadoras.


Referências:
CARVALHO, D.P. Características empreendedoras de enfermeiras: um estudo no sul do Brasil. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 30, n. 4, p. 1-11, out./dez. 2016. HINDS, P.S; CHAVES, D; CYPESS, S.M. Context as a source of meaning and understanding. Qualitative health research. v. 2, n.1, p. 61-74, 1992.