Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 803


803

CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Autores:
Sabrina Kerzia Sampaio de Holanda (sabrina.kerzia@gmail.com) (Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá. Integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre sistematização da assistência de enfermagem e do Grupo de pesquisa em enfermagem na promoção da saúde do homem.) ; Carla Emanoela de Melo Brasilino (Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá. Integrante do Núcleo de Estudos de Enfermagem materno infantil e grupo de pesquisa de enfermagem em saúde da mulher) ; Hilderlania de Freitas Lima (Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá. Integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre sistematização da assistência de enfermagem e do Grupo de pesquisa em enfermagem na promoção da saúde do homem.) ; Izabela Maia Barros (Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá. Integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre sistematização da assistência de enfermagem e do Grupo de pesquisa em enfermagem na promoção da saúde do homem.) ; Angelo Daniel Alves Teixeira da Silva (Acadêmica do Centro Universitário Católica de Quixadá. Integrante do grupo de estudo e pesquisa sobre sistematização da assistência de enfermagem e do Grupo de pesquisa em enfermagem na promoção da saúde do homem.) ; Igor Cordeiro Mendes (Docente do Centro Universitário Católica de Quixadá. Enfermeiro. Mestre em enfermagem.)

Resumo:
CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração, sendo consideradas um sério problema de saúde pública em virtude do elevado número de casos existentes na atualidade. Objetivo: Descrever o processo de construção de um folder educativo destinado à população do município de Quixadá-Ceará, acerca dos fatores de risco e meios de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, relacionado à construção de uma tecnologia educativa sobre DCNT, sendo desenvolvida em quatro etapas: a escolha do conteúdo, com base no cenário atual da saúde pública; criação das ilustrações; preparação do conteúdo, baseado na literatura científica; e criação de atividades lúdicas. Resultados: O folder elaborado conta com uma sequência de informações sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Foi dividido em capa, parte interna e parte externa. Na capa está contido o título do folder. A parte interna tem o intuito de explicar o que são as DCNT´s, os principais fatores de risco, e a prevenção. Já a parte externa ficou composta por atividades lúdicas - jogo de cruzadas e caça-palavras relacionado aos questionamentos anteriores. Conclusão: O trabalho de prevenção deve ser perseverante, otimista e animador. Pretende-se em estudos futuros validação e aplicação da tecnologia, pois estima-se que ela proporcionará um maior aporte de informações para o portador. Assim, verificou-se a importância de uma tecnologia que facilite o entendimento do paciente, demonstrando a relevância da educação em saúde com tecnologias que possam facilitar a compreensão dos usuários. Descritores: Doença Crônica; Promoção da saúde; Tecnologia biomédica.


Referências:
MALTA, Deborah Carvalho et al. Doenças crônicas Não transmissíveis e o suporte das ações intersetoriais no seu enfrentamento. Ciênc. saúde coletiva, v. 19, n. 11, p. 4341-50, 2014.