798 | PAPEL DO GERENTE NA GESTAO DE CONFLITOS, ETABELECIMENTOS DO PPRIMEIRO NÍVEL DE ATENCAO, REGIAO DE SAÚDE PUNO | Autores: Rosenda Aza Taca (roseaza2000@yahoo.com) (Universidad Nacional del Altiplano) |
Resumo: PAPEL DO GERENTE NA GESTAO DE CONFLITOS, ETABELECIMENTOS DO PPRIMEIRO NÍVEL DE ATENCAO, REGIAO DE SAÚDE PUNO ROSENDA AZA TACA ESTE TEMA HABIA INTERESSSADO AOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, JÁ QUE AS SITUACOES DE CONFLITO NA ORGANIZACAO PODE AFETÁ-LA DIRETAMENTE, DE DIVERSAS MANEIRAS. AS ORGANIZACOES SAO FORMADAS E EXISTEM GRACAS ÁS PESSOAS QUE NELAS TRABALHAM. A MANEIRA COMO ELAS INTERATUAM PODEM ÓTIMIZAR OU PERJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABAHLO, GERANDO CONSEQUÉNCIA PARA A ORGANIZACAO. O GERENTETEM O TRABALHO DE RESOLVER OS CONFLITOS DAS PESSOAS, EM TODOS OS CASOS, ELE NECESITA SER UM PARTICIPANTE HABILIDOSO NA DINÁMICA DO CONFLITO INTERPESSOAL. O OBJETIVO, É ANALIZAR AS PERSÉPCOES DOS GERENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE OS CONFLITOS QUE ORREM NOS SERVICOS DE SAÚDE DURANTE O PROCESSO DE TRABALHO COTIDIANO, DANDO ÉNFASES Á ATUACAO DO GERENTE A RESPEITO DESTAS SITUACOES. O ESTUDO, É DE TIPO QUALITATIVO, TEM COMO MARCO REFERENCIAL O MODELO DE ORGANIZACAO TECNOLÓGICA DO TRABALHO (MENDES GONCALVES).OS AGENTES DE ESTUDO FORAM OS GERENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE DOS ESTABELECIMENTOS DE PRIMEIRO NÍVEL DE ATENCAO QUE FORAM SELECIONADOS POR CONVENIÉNCIA,EM NÚMERODE VINTE SEIS. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA RECOLECCAO DA INFORMACAO FORAM Á INTREVISTA SEMI EXTRUTURADA E A OBSERVACAO SISTEMÁTICA. AS PERGUNTAS ORIENTADORAS PARA A INTREVISTA FORAM: PARA O CASO DO GERENTE - DESCREVA SOBRE SITUACOES DE CONFLITO, AS CAUSAS, AS CONSEQUÉNCIAS, SEU PAPEL DENTRO DELES; PARA O CASO DO PROFESIONAL DA SAÚDE.-DESCREVA SOBRE SITUACOES DE CONFLITO AS CAUSAS, AS CONSEQUÉNCIAS E SUA PERSEPCAO DA SITUACAO DO GERENTE. A INFORMACAO FOI OBTIDA PRÉVIO CONCENTIMENTO INFORMADO. A INFORMACAO RECOLECTADA FOI ANALIZADA DENTRO DO MARCO DESCRITO E SEGUIU OS EIGUINTES PASSOS: ORDENAMENTO DA INFORMACAO, CLASSIFICACAO DA INFORMACAO, E O ANÁLISE FINAL. NOS RESULTADOS PRINCIPAIS, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR QUATRO CATEGORIAS DE ANÁLISE: CATEGORIA 1.- SITUACOES DE CONFLITO, CATEGORIA 2.- CAUSAS CONTESTUAIS DO CONFLITO; CATEGORIA 3.- CONSEQUÉNCIAS DO CONFLITO, CATEGORIA 4.- GESTAO DO CONFLITO. PALAVRA CHAVE: GESTAO DE CONFLITOS.- GERENTE.- ESTABELECIMENTO DE SAÚDE PRIMEIRO NÍVEL DE ATENCAO.
Referências: RONDEAU A. Agestao dos conflitos nas organizacoes. In. Chanlet J. (org) O individuo na organizacao: dimensoes esquecidas. Sao Paulo: Atlas, vol. 3; 1996. CUNHA P. LEITAO S. Manual de gestao construtiva de conflitos. Porto: Edicoes Universidade Fernandop Pessoa. 2011. PROCHNOW A, LEITE J, ERDMANN A, TREVISAN M. O conflito como realidade e desafio cultural no exercicio da gerencia do enfermeiro. Revista da escola de enfermagem da USP. Vol. 41. Sao Paulo. Dezembro; 2007. GERRA ST. O conflito no exercicio gerencial do enfermeiro no contecto hospitalar [dissertacao]. Santa Marí: Universidade federal de Santa María; 2008 |