Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 797


797

Teorizando o cuidado da enfermeira psiquiátrica nas oficinas terapêuticas - produzindo espaços de cuidado

Autores:
Rosane Mara Pontes de Oliveira (romapope@gmail.com) (Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ) ; Paula Cristina da Silva Cavalcanti (Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ)

Resumo:
O estudo trata da elaboração de um modelo de cuidado produzido pela enfermeira psiquiátrica nas oficinas terapêuticas nos Centros de atenção Psicossocial - CAPS, os objetivos foram: compreender as ações de cuidado das enfermeiras psiquiátricas nas oficinas terapêuticas; identificar as estratégias utilizadas como prática de cuidado pela enfermeira psiquiátrica nas oficinas terapêuticas; analisar se a ação da enfermeira psiquiátrica se traduz em cuidado e explicar o cuidado que a enfermeira psiquiátrica produz nas oficinas terapêuticas. Os aspectos éticos do estudo foram respeitados conforme a Resolução 466/12, sendo aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Escola São Francisco de Assis- UFRJ e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os cenários foram os CAPS (tipo II e III) para adultos da cidade do Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa 25 enfermeiras que atuam nos CAPS. A produção dos dados ocorreu de outubro de 2015 a fevereiro de 2017, através da observação participante, entrevista em profundidade e memorandos. Os dados foram inseridos no software NVIVO® 11 e analisados através da Teoria Fundamentada nos Dados. Através das inter-relações entre categorias e analisados sob a luz do Interacionismo simbólico. A partir da análise preliminar surgiram quatro subcategorias: cuidado da enfermeira psiquiátrica na oficina terapêutica, planejando a oficina terapêutica, implementando as oficinas terapêuticas e teorizando o cuidado da enfermeira psiquiátrica nas oficinas terapêuticas, a partir da ultima codificação identificou-se a categoria central denominada: O modelo teórico de cuidado da enfermeira psiquiátrica nas oficinas terapêuticas - práticas cotidianas. A análise retrata o cotidiano do cuidado da enfermeira nas oficinas terapêuticas e suas vicissitudes. As oficinas terapêuticas apesar de serem núcleos centrais nas práticas dos CAPS ainda não são incorporadas como prática de cuidado das enfermeiras. O estudo evidencia que a implantação das oficinas terapêuticas pelas enfermeiras ainda é frágil e permeada de incertezas.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 [citado 2014 Mar 11]. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html. Acesso em 04 jan. 2015). ______. Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília-DF: MS, 2004. www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/SM_Sus.pdf (acesso em 12/04/15). GLASER, B.G., STRAUSS, A.L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine Publishing, 1967. TAROZZI, M. O que é Grounded Theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes, 2011. QRS INTERNATIONAL. NVivo 11 for Windows - Getting Started Guide. Doncaster, AUS: QSR International Pty Ltd, 2013. 43 p. Disponível em: < www.qsrinternational.com >. Acesso em: 13/08/2016.