788 | MUDANÇA CURRICULAR E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE:RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Rita de Cassia Batista de Oliveira Peixoto, Enfermeira, Especialista, Docente,ufal, Rita.peixoto@arapiraca.ufal.br (rita.peixoto@arapiraca.ufal.br) (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Renise Bastos Farias Dias, Enfermeira, Mestre, Docente,ufal,renisebastos@gmail.com (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) ; Maria Betânia Monteiro de Farias, Enfermeira, Mestre, Docente,ufal, Betania.m.farias@gmail.com (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca) |
Resumo: Introdução: A formação de enfermeiros requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa1. A qualificação curricular, o trabalho interdisciplinar e a aproximação do ensino-serviço-comunidade, através de práticas extensionistas, tornam-se um recurso imprescindível nesta finalidade. Objetivo: Relatar a experiência de um projeto extensionista na integração ensino-serviço-comunidade para a mudança curricular do Curso de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de ações desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde GraduaSUS em Arapiraca, em articulação com a Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. O projeto e a distribuição das atividades, foram utilizados cinco passos a serem executados em dois anos (2016-2018), considerando os planos: horizontais (ações interdisciplinares) e verticais (ações direcionadas ao curso). Resultados: Dentre as ações realizadas, destacaram-se: formação do diagnóstico situacional de territórios, ações extensionistas de promoção à saúde, participação na construção do Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Serviço do município, estudo das diretrizes curriculares e discussões sobre propostas de mudanças/soluções para os problemas detectados e adequações do currículo, sempre em diálogo com o Núcleo Docente Estruturante do Curso. Conclusão: A utilização de cenários reais no processo de ensino-aprendizagem deu oportunidade de fazer uma apreciação dos desafios que são enfrentados pela comunidade local, considerando os aspectos culturais, políticos, sociais e ambientais e, assim, fundamentar melhor as mudanças curriculares. Contribuições para a enfermagem: Espera-se contribuir na reflexão de enfermeiros na importância da articulação do ensino-serviço-comunidade para a formação e qualificação de profissionais de enfermagem e seu papel nas mudanças curriculares. Descritores: Integração. Ensino de Enfermagem. Qualificação profissional
Referências: (1) Nascimento MS et al. Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente - relato de experiência. Rev.Saúde.Com.2007;3(1):85-95. |