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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 787


787

FATORES ESTRATÉGICOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO RELACIONADOS AOS PRODUTOS DO MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM

Autores:
Rejane Eleuterio Ferreira (rejane_eleuterio@hotmail.com) (Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF) ; Cláudia Mara de Melo Tavares (Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - UFF)

Resumo:
Introdução: Trata-se do projeto de Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF, que objetiva analisar os projetos de intervenção dos alunos do MPE e sua relação com as necessidades dos serviços de saúde e avanço profissional da enfermagem; descrever o perfil dos enfermeiros egressos do MPE; discutir fatores estratégicos para implantação dos projetos de intervenção/ processo/produto dos alunos do MPE nos serviços de saúde; e avaliar o impacto das intervenções propostas por egressos do MPE nos serviços de saúde. Metodologia: Estudo analítico, de abordagem sociopoética, a ser realizado com enfermeiros egressos dos cursos de mestrado profissional na área da enfermagem, no estado do Rio de Janeiro; e gestores das unidades do campo prático para onde foram desenvolvidos os projetos de intervenção. As técnicas para produção dos dados serão: análise documental, questionário, grupo pesquisador e entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados conforme os estudos da sociopoética Viril/classificatório e Filosófico, interpretados a luz das perspectivas de Inovações tecnológicas de Donald Stokes. Contribuição para e enfermagem: Os dados produzidos a partir desta pesquisa possibilitarão a discussão da formação dos enfermeiros do MPE e poderão esclarecer se de fato os conhecimentos desenvolvidos no âmbito do MPE estão sendo consumidos no campo prático, influenciando na qualidade do serviço realizado e que impactos a produção tecnológica tem para a sociedade.


Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Documento de Área - Área 20 - Enfermagem (2016). Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/20_enfe_docarea_2016.pdf