Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 786


786

O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM E AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA ACADÊMICA: UM ANO DE ATIVIDADES

Autores:
Regina Couto da Costa (coutocosta3@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Davi Porfirio da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Siane Mariano Alves (Universidade Federal de Alagoas) ; Igor Michel Ramos dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Paula Danielle Cavalcante Rodrigues de Melo (Universidade Federal de Alagoas) ; Débora de Souza Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Alagoas (LASC/UFAL), fundada em 01 de Julho de 2016, é resultante do anseio de acadêmicos do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR/UFAL), em ampliar a experiência na área com atividades que visam maior aproximação com a temática, dada a perspectiva de atuação das ligas acadêmicas de aproximação dos estudantes aos serviços e seus sujeitos sociais. Tem-se por objetivo relatar a experiência desses estudantes enquanto protagonistas do seu processo de formação no primeiro ano de atividade da referida liga. Sendo assim, é de extrema importância a inclusão dos estudantes como personagens fundamentais na consolidação do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. O processo de fundação e implantação da LASC, fundamentada na tríade ensino-pesquisa-extensão, proporcionou um período de vivência teórica/prática/reflexiva aos seus membros e o desenvolvimento de habilidades de liderança enquanto protagonistas deste processo. Os primeiros frutos surgiram com a organização e oferta do minicurso "A Reforma Sanitária Brasileira e o papel da Univesidade", durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, 2016. Outrossim, houve a preparação do I Curso Introdutório e seleção de novos membros, através do I Processo Seletivo, objetivando a formação de uma equipe interdisciplinar. O planejamento e a participação nas reuniões e atividades ordinárias também proporcionaram aos membros um papel de destaque do estudantes no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento da sua identidade profissional. O aperfeiçoamento destes aspectos é fundamental para uma formação em saúde integral e empoderada. Contribuindo, com isso, para construção de futuros profissionais de enfermagem comprometidos com uma prática de transformação social, bem como o fortalecimento da autonomia profissional. DESCRITORES - Saúde Coletiva. Estudante de Enfermagem. Liderança.


Referências:
KLAFKE, T.E; ARAUJO, B.R; CARDOSO, C.G. Formação em saúde e protagonismo estudantil: grupo de estudos e trabalhos em saúde coletiva. Psicol. Ensino & Form. Brasília, v. 4, n. 1, p. 3-19, 2013 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612013000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 09 jun 2017. SILVA, S. A. As perspectivas das ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes de saúde na Universidade de Brasília. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado)- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Brasília, 2013.