Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 776


776

Atividades de educação em saúde: um programa socioeducativo

Autores:
Priscila Krahembuhl de Oliveira (priscila.k.oliveira@gmail.com) (Universidade Estadual de Campinas) ; Kátia Stancato (Universidade Estadual de Campinas) ; Aline Maino Pergola-marconato (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:
O número de pessoas envelhecidas no Brasil e no mundo aumenta significativamente. É necessário investimento em melhores condições para velhice ativa e com qualidade de vida¹. Neste contexto, e em respeito ao papel da universidade pública na sociedade, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituiu, em 2014, o Programa UniversIDADE, cuja proposta é oferecer condições para preparação do indivíduo em estágio pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, de modo a mantê-lo ativo físico e mentalmente. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das atividades vinculadas ao programa desde sua criação. De caráter socioeducativo, promove oficinas interdisciplinares oferecidas por docentes, alunos de pós-graduação e demais membros da comunidade acadêmica, divididas em quatro áreas temáticas: Arte e Cultura, Esporte e Lazer; Saúde Física e Mental; Sócio Cultural e Geração de Renda. Nestes semestres foram oferecidas: 28 oficinas na área de arte e cultura, 12 em esporte e lazer, 44 em saúde física e mental e quatro no eixo sociocultural e geração de renda, perfazendo um total de 88 oficinas a 800 idosos e 65 instrutores. As atividades são realizadas por meio de diálogos relacionados a longevidade e qualidade de vida. Estas buscam atender às necessidades de prevenção, estimulação e capacitação do desenvolvimento físico e emocional². O envelhecimento ativo é uma das responsabilidades da enfermagem, que juntamente com a equipe multiprofissional, busca promoção e proteção da saúde do idoso, para manutenção do máximo de autonomia e independência possível com bem-estar e qualidade de vida.


Referências:
¹ Organização Pan-Americana de Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde/World Health Organization. Brasília (DF): Organização Pan-Americana de Saúde; 2005. ² Programa UniversIDADE. Campinas: um programa para a longevidade. [Acesso 05 Jul 2017]. Disponível em: http://www.programa-universidade.unicamp.br/index.php