774 | MULTIDISCIPLINARIEDADE NA MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Pedro Miguel de Araujo Collado (pedroacollado@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Paula Cristina Dantas Cavalcante (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Larissa Alves do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: a monitoria no ensino superior vem definida como exercício incentivador durante a graduação, onde suas variadas atividades ocorrem mediante a relação teoria e prática, contribuindo para a formação crítica na graduação1. Partindo de um ensino e conhecimento proposto pela graduação, é relevante ressaltar que os problemas dispostos no contexto social demandam conhecimentos multidisciplinares2. OBJETIVOS: relatar a experiência de atuação na monitoria de uma disciplina que integra discentes de vários cursos da área da saúde. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência, baseado nas atividades executadas na monitoria de uma disciplina multidisciplinar que vivencia atividades no âmbito SUS em uma instituição pública de Alagoas, as atividades foram desenvolvidas com acadêmicos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional no primeiro semestre do ano de 2017. RESULTADOS: a atuação como monitor permitiu compreender a importância do acadêmico de Enfermagem na elucidação das experiências vivenciadas no SUS, proporcionadas através de visitas técnicas as Unidades Básicas de Saúde e discussões de artigos em aula. O modelo abordado nas monitorias possibilitou a construção de uma análise reflexiva acerca da necessidade da integração precoce com os diversos cursos, considerando a relevância da multidisciplinariedade no funcionamento do SUS e atenção as necessidades da população. CONCLUSÕES: a formação sobre o modelo de monitoria multidisciplinar torna-se necessária para o aprendizado contínuo do profissional, pautada ainda no forte estímulo à docência. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a atuação profissional do enfermeiro implica ir além da assistência curativa, o contato com o trabalho multidisciplinar na prática acadêmica contribui na capacitação deste profissional para o mercado de trabalho, além de destacar o enfermeiro como educador e formador do conhecimento na sociedade. DESCRITORES: Mentores; Enfermeiro; Sistema Único de Saúde.
Referências: REFERÊNCIAS 1 DANTAS, O M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedagog. vol.95 no. 241. Brasília Sept./Dec. 2014 2 ALVEZ, F M S; REINERT, JN. Percepção dos Coordenadores dos Cursos de Graduação da UFSC sobre a multidisciplinaridade dos cursos que coordenam. Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 4, dez. 2007. |