Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 773


773

Educação em Saúde sobre calendário vacinal com Agentes Comunitários de Saúde(ACS)

Autores:
Paulo Guilherme Cábia (guilhermecabia@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Christiane Aparecida Rodrigues de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Marcus Vinicius de Souza Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Jaqueline Lazoreck Saldanha da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Luciana Contrera (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL) ; Ana Paula de Assis Sales (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)

Resumo:
O apoio ao fortalecimento das inovações tecnológicas e avanços em relação ao calendário vacinal, demandam constantes atualizações da Equipe de Atenção Básica onde se inclui o ACS. OBJETIVO: Relatar uma dinâmica sobre atualização do calendário vacinal com ACS. METODOLOGIA: A ação educativa foi dividida em quatro momentos: dinâmica quebra gelo, dinâmica atualização do calendário vacinal, discussão do calendário vacinal e avaliação das atividades. Foi disponibilizado um calendário incompleto para os participantes e solicitou-se que os mesmos completassem-no de acordo com os seus conhecimentos prévios. Após isso, foram levantadas as principais dúvidas dos participantes e sanadas por meio de uma roda de conversa. RESULTADOS: Participaram 15 agentes comunitários de saúde. Notou-se a autonomia dos participantes para realizar as atividades propostas. Os comentários identificados foram: "Foi muito diferente a ação, pois a maioria das capacitações são cansativas por conta de serem apenas palestras, aprendi muito. ´´ "A forma como foi o aprendizado ficou ótimo, não ficou muito cansativo." CONCLUSÃO: Através dos resultados pode-se observar que os profissionais puderam fortalecer o conhecimento a partir de experiências de aprendizagem anteriores de forma de forma participativa. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Sabe-se que o publico alvo é um elo da cadeia de cuidado que precisa estar preparado para contribuir de forma efetiva com a Estratégia de Saúde da Família. Apesar da satisfação do público alvo torna-se necessário que os enfermeiros desenvolvam ações constantes com esses profissionais, além de conscientiza-los a estarem em frequentes atualizações, a fim de prestar uma assistência de qualidade, segura e humanizada à população. REFERÊNCIAS: HOMMA, A.; MARTINS, R.M.; LEAL, M. M.; FREIRE, M.S.; COUTO, A.R. Atualização em vacinas, imunizações e inovação tecnológica. Revista Ciência e Saúde Coletiva, ed. 16., v. 02, Rio de Janeiro, 2011.


Referências:
FREIRE, M.S.; COUTO, A.R. Atualização em vacinas, imunizações e inovação tecnológica. Revista Ciência e Saúde Coletiva, ed. 16., v. 02, Rio de Janeiro, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância epidemiológica. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Instrução Normativa Referente ao Calendário Nacional de Vacinação. Brasília, 2017.