Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 769


769

INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NA PESQUISA EXPERIMENTAL COM PLANTAS MEDICINAIS: LEVANTAMENTO EM BASE DE DADOS.

Autores:
Paula Mariana Fragoso Torres (maarianat@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Jeferson Caetano da Silva (Universidade Federal de Algoas) ; Regina Célia Sales Santos Veríssimo (Universidade Federal de Alagoas) ; Davi Porfiro da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Guilherme Oliveira de Albuquerque Malta (Universidade Federal de Alagoas) ; Juliana Barbosa Barros Nunes (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A enfermagem tem surgido continuamente num processo de capacitação teórico-prática e, particularmente de reconhecimento profissional na produção científica capaz de incorporar a tecnologia, o cuidado e a humanização para uma excelente evolução da sua assistência1 buscando aperfeiçoar seus conhecimentos para aumentar sua competência, firmado novos espaços e conquistando novas possibilidades de atuação2. Objetivo: Realizar um levantamento das pesquisas publicadas em base de dados indexadas sobre a inserção da enfermagem na pesquisa experimental com plantas medicinais. Metodologia: Revisão integrativa possuindo como questão norteadora: o que se tem produzido em base de dados indexadas sobre a inserção da enfermagem na pesquisa experimental com plantas medicinais. A busca foi realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus, PubMed utilizando os descritores em português, inglês e espanhol: enfermagem, pesquisa e plantas medicinais. Não houve recorte temporal. Resultados: Foram encontrados 130 artigos, dos quais foram selecionados 7, representando 5% do total. Os artigos escolhidos foram publicados entre os anos de 2006 e 2016, sendo 6 no Brasil e 1 na Espanha. Todas as pesquisas qualitativas no idioma inglês. Nenhum artigo foi encontrado referente à pesquisa experimental. Conclusão: Os resultados encontrados demostraram que os estudos desenvolvidos por enfermeiros sobre a utilização de plantas medicinais foram todos qualitativos, evidenciando a carência de estudos experimentais por esses profissionais. Implicações para a Enfermagem: A inserção da enfermagem na pesquisa experimental ressalta a importância de resgatar os conhecimentos populares sobre terapias complementares visando o entrecruzamento destes conhecimentos e a ciência, sensibilizando os profissionais para atuarem em diferentes contextos sócios culturais.


Referências:
Referências: 1. HERNANDEZ FONSECA, Hugo. Biotecnología. Rev. cient. (Maracaibo), v.20, n.3, jun. 2010. 2. PAULA MAB. Aspectos da Assistência Domiciliar à Pessoa com Feridas. Revista da Associação Bras. De Estomaterapia. Vol.14(2), 2016.