Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 764


764

ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NUMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL NO CENTRO DE ATENÇÃO CIDADE DE BOM CONSELHO-PE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Paloma Larissa de Aquino Maia (palomalarissa-maia@hotmail.com) (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Shirlei Silva Barreto Alves (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Tamiris de Souza Xavier (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Wagner Alves dos Santos (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Valessa Mayara Araújo de Góis Santana (UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço substitutivo dentro das políticas públicas de saúde mental, oferece atendimento multidisciplinar as pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas, realizando atendimentos individuais e grupais, construindo autonomia e reinserção social, através do trabalho, lazer, exercício dos direitos e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. OBJETIVO: relatar as experiências das acadêmicas de enfermagem no CAPS I, na abordagem interdisciplinar com a terapia ocupacional em grupos terapêuticos. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência realizado no CAPS I Audálio Ramos de Oliveira, na cidade de Bom Conselho-PE. Iniciou-se a visita de conhecimento da estrutura física do local e da clientela assistida, logo a participação das acadêmicas no grupo da terapia ocupacional, buscou possibilitar ao usuário e acompanhantes informações sobre doenças crônicas e mentais, sendo realizados encontros semanais, com duração de uma hora, visando promoção da saúde e prevenção de agravos. Descritores: Enfermagem. Saúde Mental. Terapia ocupacional. RESULTADOS: Nota-se que a prática interdisciplinar em saúde mental, tem possibilitado aos usuários dinâmicas que favoreceram um processo educativo e participativo, aumentando assim a melhoria da qualidade de vida. CONCLUSÃO: No entanto, o papel do profissional se reflete numa atitude de responsabilização pelo usuário, é necessário articular o saber e o fazer por meio de instrumentos de conhecimento científico e da observação das necessidades dos usuários. Ao educar para a saúde de forma sistemática e contextualizada. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: A assistência multiprofissional ao paciente é uma das formas mais efetivas para um melhor prognostico e reabilitação.


Referências:
REFERÊNCIAS: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro, 2008.