Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 759


759

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO DE PARASITOSES EM CRIANÇAS ESCOLARES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Nívea Stefani Vitor da Rocha (ni_stefani@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Franciane dos Santos Lima (Universidade Federal de Alagoas) ; Lucas Kayzan Barbosa da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Flávia Marina Lira Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Karine de Melo Cesar Alves (Universidade Federal de Alagoas) ; Janyne Aline Correia de Lima (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: As parasitoses intestinais representam um problema de saúde pública mundial, sendo responsáveis por índices elevados de morbidade. As crianças da Cana Brava que vivem na zona rural do município São Sebastião no Estado de Alagoas, em termos de condições sanitárias, encontram-se em situação de vulnerabilidade, estando suscetíveis às parasitoses. Surge, assim, a necessidade de realizar o planejamento das ações de saúde voltadas para a prevenção das parasitoses. Objetivo geral: Propor um plano de intervenção para prevenção de parasitoses em escolares atendidos pela equipe da ESF Cana Brava. Resultados: Produziu-se o diagnóstico situacional, identificou-se os problemas da Unidade de Saúde, priorizando-se as parasitoses como problema a ser trabalhado a partir da análise dos dados coletados no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Confrontou-se dados com o referencial teórico pesquisado nas bases de dados Bireme e Nescon Biblioteca Virtual para a construção do referencial teórico. Posteriormente, definiu-se os nós críticos: tratamento da água inadequada, lavagem das mãos inadequada, ausência de atividades educativas com os escolares sobre como contrair as parasitoses e sua prevenção, baixo nível de conhecimento dos escolares sobre os riscos das parasitoses e necessidade de realização de atividades educativas, nas escolas, dirigidas à prevenção da parasitose. Finalmente, elaborou-se uma proposta de plano operativo. Conclusão: Espera-se contribuir para mudanças de comportamentos dos escolares e de seus familiares, promovendo saúde na comunidade. Contribuições para a enfermagem: A proposição de um plano de intervenção pela enfermagem garante uma prática sistematizada e pautada nas reais necessidades da comunidade.


Referências:
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Perfil do Município de São Sebastião, AL. Disponível em: . Acesso em 06 jul 2014 _____. Mapa de Pobreza e Desigualdade, municípios brasileiros. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=270880&idtema=19&search=alagoas|sao-sebastiao|mapa-de-pobreza-e-desigualdade-municipios-brasileiros-2003. Acesso em 07 jul 2014