757 | ENSINO DO PROCESSO DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Nilson Francisco Correa Lima (limanilson51@yahoo.com.br) (Faculdade Pan Amazônica) ; Maicon de Araújo Nogueira (Faculdade Pan Amazônica) ; Marcio Almeida Lins (Faculdade Metropolitana da Amazônia) ; Giovanna Farias de Sousa (Universidade do Estado do Pará) ; Margarete Feio Boulhosa (Faculdade Pan Amazônica) |
Resumo: Introdução: o transplante de órgãos é considerado um evento revolucionário do século XX por seus méritos terapêuticos. Estudos apontam déficit de conhecimento dos profissionais de saúde brasileiros acerca do processo de captação e transplante, que podem contribuir de maneira significativa para o baixo nível de captação no cenário nacional.1,2 Questão norteadora: o que tem se produzido recentemente acerca ensino do processo doação de órgãos e tecidos para transplante na graduação em enfermagem? Objetivo: Analisar na literatura as evidências disponíveis sobre o ensino dos graduandos de enfermagem a respeito da temática de doação de órgãos e tecidos para transplante. Descrição Metodológica: revisão integrativa da literatura, realizada no período de setembro de 2015, tendo como recorte temporal o período de 2010 a 2015. Bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF. Descritores: "Estudante de Enfermagem", "Ensino em Enfermagem", "Obtenção de tecidos e órgãos", "Percepção", "Doadores de órgãos e tecidos". Critérios de inclusão: artigos que versavam sobre o ensino do processo de doação de órgãos e tecidos para transplante do curso de graduação em enfermagem, textos em português, completos, na versão livre. Resultados: há uma lacuna na formação do graduando de enfermagem sobre a definição de morte encefálica e processo de doação como um todo. Consubstancia-se a ideia sobre a falta de oportunidade para refletir criticamente sobre a temática na graduação, incidindo aos futuros profissionais, ao deixarem a academia, lacuna à formação necessária para atuar neste contexto. Conclusão: evidenciou-se que o ensino na graduação do Curso de Enfermagem não permite um olhar amplo sobre a temática doação de órgãos e tecidos para transplante. Contribuições para a Enfermagem: Abrindo espaço para discussões no que permeia a preparação desse futuro profissional, caberia à universidade refletir sobre o questionamento do berço formador, evidenciando a sua responsabilidade na formação de enfermeiros detentores de tais conhecimentos, e, consequentemente preenchendo déficits no seu aprendizado.
Referências: 1. Pestana AL et al. Pensamento Lean e cuidado do paciente em morte encefálica no processo de doação de órgãos. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013 Fev; 47 (1):258 - 264. Disponível em: www.ee.usp.br/reeusp/ 2. SILVA AF; GUIMARÃES TS; NOGUEIRA GP. A atuação do enfermeiro na captação de órgãos. Revista brasileira de ciências da saúde, São Caetano do Sul. 2014 Jun;7(19): 71-85. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/336 |