Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 754


754

ATUAÇÃO DE ENFERMEIROS NA GLOSA DE EXAMES DE DIAGNÓSTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores:
Nestor Pedro Roos (nroos@unisc.br) (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Guilherme Mocelin (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Cássia Fernanda Bauermann (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Francieli Ester Müller (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Leonardo Rafael Côrtes da Rosa (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Vera Elenei da Costa Somavila (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os exames de diagnostico são uma ferramenta que contribuem para qualificação da assistência, assim como, para o incremento de custos na área da saúde. A solicitação apropriada deste exames é essencial na tomada de decisão em relação a terapêutica que será adotada para os usuários. OBJETIVO: Compreender os processos envolvidos na atuação do enfermeiro no que se refere na solicitação e autorização dos exames de diagnostico na atenção primaria. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Cujos, dados foram produzidos a partir da análise de documentos referente aos exames glosados e entrevistas realizadas com enfermeiros que atuam na ESF de um município no interior do Rio Grande do Sul. Com aprovação do comitê de ética da UNISC - Protocolo: 1498265. RESULTADOS: Organizados em mapas de associação de ideias e, a partir dessa sistemática, foi possível compreender que os enfermeiros possuem entendimentos e ações distintas em relação a glosa de exames, que estão relacionadas a fatores, como: tempo de formação e de atuação na atenção primária. Neste âmbito, o envolvimento dos enfermeiros é bastante comum, embora não esteja normatizado como de sua responsabilidade. CONCLUSÃO: A glosa dos exames interferem diretamente na relação entre a equipe de enfermagem e usuário. A glosa rompe as expectativas do usuário que confia no profissional, o qual solicitou e não compreende essa negativa, fragilizando o vínculo da equipe. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Os enfermeiros necessitam aprimorar a gestão dos serviços nas suas múltiplas dimensões, pois, é ele quem instrumentaliza os usuários na compreensão dos fluxos relacionados aos exames solicitados. DESCRITORES: Atenção Primária; Enfermagem; Glosa de Exames.


Referências:
REFERÊNCIAS BANDEIRA, Rayanne Pereira et al. O Papel do Enfermeiro na Auditoria Hospitalar. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 5, n. 4, p. 11-16, 2015.