Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 746


746

EQUIPE DE ENFERMAGEM E OS RISCOS EXISTENTE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores:
Natália Aragão Santana (natysantanaa18@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Ana Caroline Almeida do Nascimento (Universidade Tiradentes) ; Camila Carvalho Silvestre (Universidade Tiradentes) ; Karoline Santos da Silva (Universidade Tiradentes) ; Luanny Lima Costa (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti. (Universidade Tiradentes)

Resumo:
ntrodução: O trabalho é considerado como um processo de integração e sociabilidade, respeito e reconhecimento pelo que faz, quando isso não acontece pode gerar sentimentos de frustração e desmotivação que é capaz de ocasionar inúmeros riscos e agravos e ocorrência de acidentes no trabalho, de doenças ocupacionais, sofrimento físico e emocional à saúde dos trabalhadores. Objetivo: Demonstrar quais são os riscos vivenciados pela equipe de enfermagem no ambiente laboral. Método: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2011-2016, por meio de artigos científicos, considerando idioma português e inglês, utilizando os descritores: Ambiente de trabalho; Riscos; Enfermagem. Resultados: A partir dos artigos analisados percebeu-se a importância da uma boa equipe, ela sendo bem treinada e capacitada para prevenir os riscos e até também sobre a sobrecarga que é existente em que se pode observar a necessidade de adoção de medidas voltadas para a educação permanente da equipe de enfermagem no que se refere às normas de biossegurança, visando também à proteção e à segurança do cliente e a de outros profissionais que exercem atividades. Conclusões: Conclui-se que os profissionais que estão expostos à vários fatores de risco que irá comprometer para as ocorrência de acidentes ocupacionais e para o desenvolvimento de doenças. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Neste cenário este estudo contribui para a minimização de agravos à saúde dos trabalhadores de enfermagem, mediante prevenção e sensibilização. Espera-se o aprimoramento e implementação das práticas seguras nas instituições de saúde.


Referências:
OLIVEIRA M.K.K. et al. EXPOSIÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM AOS RISCOS BIOLÓGICOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Inovação Saúde, v.5, n.2,p. 163-184,2017.