Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 743


743

Atividade Educativa Para Acompanhantes De Parturientes: Projeto De Intervenção.

Autores:
Nárggilla Nathasha Cavalcante Rodrigues (nathasharodrigues@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Nirliane Ribeiro Barbosa (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Débora Suzana Pinheiro de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Gabriela de Albuquerque Sandes Rocha (Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca-AL.) ; Diego Santos Albuquerque (Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca-AL.) ; Joyce Nayara Venâncio dos Santos (Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca-AL.)

Resumo:
Introdução: Entendendo a necessidade do(a) acompanhante para a parturiente na maternidade, foi criada a lei 11.108/2005 (BRASIL, 2005), a qual apresenta o direito às parturientes a ter alguém de sua livre escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. Porém, com a inserção do(a) acompanhante nesse contexto percebeu-se algumas dificuldades sobre o papel deles (CARVALHO, 2011). Esse achado corrobora com a vivência durante o estágio supervisionado de enfermagem em maternidade. Diante disso, houve a necessidade de planejar ação educativa voltada a esses acompanhantes, para que pudessem melhorar sua relação com as gestantes e contribuir para um parto mais fisiológico e humanizado. Objetivo: Promover a compreensão dos acompanhantes sobre a importância da sua presença neste momento para a parturiente. Metodologia: a intervenção aconteceu em uma maternidade no município de Arapiraca-AL, no período de 24 de abril a 21 de junho de 2017. Foi elaborado e distribuído um instrumento educativo, por meio do qual os(as) acompanhantes podem perceber como devem agir diante do trabalho de parto das parturientes que acompanham. Resultados: com a distribuição do folder os acompanhantes apresentaram-se mais participativos com as gestantes no trabalho de parto e interagiram melhor com profissionais. Conclusão: o objetivo do projeto foi alcançado com êxito. Nota-se que as ações educativas com acompanhantes de parturientes contribuem para o parto humanizado. Contribuições para a Enfermagem: a equipe de enfermagem pode contribuir para que acompanhantes de parturientes sejam mais ativos e sintam-se acolhidos no processo de parturição. Descritores: Acompanhantes de pacientes, Parto Humanizado, Cuidados de enfermagem.


Referências:
BRASIL. Lei nº 11.108 de 07 de abril de 2005. Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para garantir às parturientes o direito à presença de acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 8 abr. 2005. CARVALHO, I.S., JÚNIOR, P.B.C., NUNES, V.M.A., MACEDO, J.B.P.O. Dificuldades relacionadas à presença do acompanhante durante o processo parturitivo da mulher: percepção dos enfermeiros. Rio de Janeiro: Revista de Pesquisa: o Cuidado é Fundamental Online, Pág.: 28-36. Dez. 2011.