Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 742


742

A experiência de discentes de enfermagem em um comitê de prevenção e redução da mortalidade materno infantil

Autores:
Nárggilla Nathasha Cavalcante Rodrigues (nathasharodrigues@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Danúbia dos Reis Amorim (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Niara Viana de Souza (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Naise de Moura Dantas (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Cintia Bastos Ferreira (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.) ; Nirliane Ribeiro Barbosa (Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.)

Resumo:
Introdução: Os Comitês de redução da Mortalidade Materno-Infantil são considerados espaços que buscam investigar e esclarecer os óbitos de mulheres ou crianças, indo em busca dos fatores de risco, com o intuito de planejar ações consistentes que visem a prevenção de tais riscos e a redução das morbidades e outras mortes. Nessa perspectiva, o comitê do município de Arapiraca é composto por Profissionais de saúde, líderes municipais, integrantes de instituições de ensino, membros da comunidade e graduandas de enfermagem do projeto de extensão Liga Multiprofissional de Saúde Materno-Infantil (LAMSMI) da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem no comitê de prevenção e redução da Mortalidade Materno Infantil de Arapiraca-AL. Metodologia: As ações do Comitê em questão iniciaram em maio de 2017. São agendadas reuniões mensais com todos os integrantes, tendo ocorrido três encontros até julho. Nestas reuniões são trabalhadas temáticas de interesse, por meio de apresentações, discussões, oficinas e estudos de caso. Todas as experiências vivenciadas pelas discentes que fazem parte do comitê, são posteriormente compartilhadas com os pares da LAMSMI. Resultados: As reuniões possibilitaram troca de experiências nos aspectos acadêmicos e profissionais de saúde. A experiência tem se mostrado válida para o crescimento profissional das acadêmicas participantes como de toda a LAMSMI. Conclusão: É de grande importância a aproximação de estudantes com comitês multiprofissionais e intersetoriais, já que esta aproximação aguça a necessidade de pensar o planejamento de ações a partir do diagnóstico e da avaliação de uma realidade concreta. Contribuições para a Enfermagem: A Participação de graduandos no Comitê contribui para o processo de formação profissional crítica e pactuada em prestar uma assistência de qualidade à saúde materno-infantil. Descritores: Membro de comitê; Mortalidade materna; Mortalidade infantil.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica do óbito materno. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 84 p. Brasil. Ministério da Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal. 2. ed. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.