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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 739


739

Práticas Educativas na Atenção a Saúde da Criança: uma experiência da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Materno-Infantil

Autores:
Naise de Moura Dantas (naise.canoa@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Campus Arapiraca) ; Adrielle Sonara Gomes Silva (Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Campus Arapiraca) ; Claudijane Cavalcante dos Santos Oliveira (Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima) ; Nárggilla Nathasha Cavalcante Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Campus Arapiraca) ; Marcela Laís Souza Ferreira Gomes (Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Campus Arapiraca) ; Tiago Ferreira Dantas (Universidade Federal de Alagoas- UFAL, Campus Arapiraca)

Resumo:
Introdução: A educação em saúde é um dos principais elementos para a promoção do desenvolvimento saudável, pois permite ao cuidador da criança desenvolver uma consciência crítica e reflexiva, garantindo autonomia no cuidar não só de si, mas de toda a família, com enfoque especial à criança. Dessa forma, torna-se fundamental que a comunidade seja orientada sobre assuntos referente à saúde da criança, estabelecendo a troca de conhecimentos e a transformação da realidade dos usuários. Objetivo: Relatar à experiência da liga multiprofissional de saúde materno-infantil nas práticas educativas na atenção a saúde da criança. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que fazem parte da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Materno-Infantil (LAMSMI). Foram realizados encontros semanais com as mães, antes das consultas de puericultura, para realização das educações em saúde sobre temas relacionados à saúde da criança. Resultados: Os acadêmicos realizaram educação em saúde com ênfase nas necessidades dos usuários. Durante as atividades, os usuários envolvidos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e discutir sobre as temáticas referentes a saúde da criança. Conclusão: Esse espaço grupal com as mães e cuidadores permitiu uma troca de conhecimentos e vivências no cuidado à criança a partir da temática proposta. Proporcionou momentos de discussão e reflexão, onde os familiares tiveram oportunidade de expor seus medos, crenças, facilidades e fragilidades no cuidado à sua criança. Contribuições para a enfermagem: As atividades de educação e saúde são essenciais para a construção dos conhecimentos necessários para a prática da Enfermagem, bem como permite conhecer e vivenciar as responsabilidades do enfermeiro na Unidade Básica de Saúde.   Descritores: Saúde da criança. Educação em Saúde. Cuidados de Enfermagem.


Referências:
1- Cabral IE, Aguiar, RCB. As políticas públicas de atenção à saúde da criança menor de cinco anos: um estudo bibliográfico. Rev. Enferm. UERJ. 2003   2- Santos RV, Penna CMM. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto Contexto Enferm. 2009