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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 735


735

VIVÊNCIAS DAS INTEGRANTES DO PROJETO NINAR: A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ

Autores:
Nadiege Maria da Silva (nadiegemaria@hotmail.com) (UFAL - Campus Arapiraca)

Resumo:
VIVÊNCIAS DAS INTEGRANTES DO PROJETO NINAR: A INTERVENÇÃO MUSICAL NO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO MÃE-BEBÊ Edla Thatiane, Isabela Cristina Lira Silva, Nadiege Maria da Silva, Larissa Tenório Andrade Correia Introdução: A família de um bebê que ao nascer é internado numa Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) se desorganiza emocional e estruturalmente, pois em muitos casos não esperava por esse acontecimento1. Nesse contexto, a música cantada pela mãe torna-se uma terapia alternativa para aumentar o vínculo entre mãe e bebê2. Objetivo: Relatar as vivências de acadêmicas de enfermagem que participam do projeto de extensão NINAR, junto às mães de bebês internados numa UCIN de Arapiraca. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, referente às vivências das atividades realizadas pelas integrantes do projeto NINAR, vinculado à Universidade Federal de Alagoas no período de julho de 2016 a Junho de 2017. Inicialmente é explicado às mães o objetivo do projeto, são realizadas dinâmicas de reflexão, fala-se da importância da música cantada e elas são incentivadas a realizarem a intervenção musical aos seus bebês na UCIN, com o intuito de aumentar o vínculo entre mãe e bebê que foi interrompido pela internação. Resultados: Durante a intervenção é impressionante como os bebês se acalmam, reconhecem a voz de suas mães, é mágico. Algumas mães externam seus sentimentos chorando desesperadamente, mas aos poucos se acalmam. Conclusão: A música cantada pela mãe é um acalanto para seu bebê e fortalece o vínculo entre eles. Contribuições para Enfermagem: O cuidado humanizado e atento às mães e bebês internos em UCIN proporciona ao acadêmico de Enfermagem grande crescimento, como pessoa e futuros profissionais, além de incluir uma terapia alternativa no cuidado ao binômio mãe-filho com o intuito de fortalecer o vínculo entre eles. DESCRITORES: Música. Recém-nascido, Enfermagem. EIXO II - Conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional da Enfermagem.


Referências:
KARST, L. T.; Musicoterapia com mães de recém-nascidos internados em UTI Neonatal. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁIS. Goiânia, 2004. FERNANDES, A. J. C.; et al.; Musicoterapia na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal: Uma abordagem sobre o processo de ajustamento materno frente a hospitalização do recém-nascido. FORTALEZA. Ceará, 2012.