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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 733


733

INTERNET: DEPENDÊNCIA ENTRE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Autores:
Monique Évellin Alves Cruz (monique-evellin1@hotmail.com) (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Júlia Rocha do Carmo (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Alexandre Botelho Brito (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Marise Fagundes Silveira (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito (Universidade Estadual de Montes Claros) ; Lucinéia de Pinho (Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo:
Introdução: O acesso facilitado à internet leva os adolescentes a passarem muito tempo conectados em atividades virtuais. Diante do demasiado uso, há um reflexo, negativo, em seus convívios familiares, escolares e sociais. Objetivo: investigar a dependência em internet entre discentes do ensino médio público, no município de Montes Claros-MG. Metodologia: trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva, de natureza quantitativa. Foram avaliados 819 estudantes do ensino médio público da cidade de Montes Claros-MG, entre os anos de 2016 e 2017. As escolas foram selecionadas por amostragem aleatória simples. Utilizou-se um questionário contendo variáveis sociodemográficas e o instrumento Internet Addiction Test (IAT). Os critérios de inclusão foram: ser estudante regularmente matriculado e apresentar os termos de Assentimento/Consentimento Livre e Esclarecido assinados. Os dados foram processados através do software Statistical Package for the Social Science. Resultados: 56,5% dos discentes se declararam viciados em internet. Quanto à estratificação por sexo, 19,5 % dos homens e 20,1% das mulheres se consideraram viciados (p=0,272). Do total, 56,1% reconheceram que passam mais tempo na internet do que pretendia, e 25,6% disseram que abandonam as tarefas diárias para passar mais tempo na internet. Dos entrevistados, 32,8% revelaram que outras pessoas em sua vida se queixam sobre a quantidade de tempo que eles passam na internet. Conclusão: constatou-se que um percentual elevado de discentes se consideraram viciados em internet, e que esse vício interfere nas tarefas diárias, levando as pessoas próximas a se queixarem desse abuso. Implicações para a Enfermagem: nesse contexto, desponta o Enfermeiro, atuando na correta identificação de transtornos pela utilização abusiva da internet, instruindo e planejando ações na prevenção desse uso patológico. Descritores: Internet. Vício. Estudantes. CEP: nº 1.520.173


Referências:
CAETANO, M.B.; STEFFENS, S.R. Crise de atenção ou nomofobia - Os desafios da educação da adolescência. Unoesc & Ciência, Joaçaba, v. 8, n. 1, p. 37-50, jan./jun. 2017.