728 | VISITA DOMICILIAR COMO PRÁTICA DE ENSINO NO CUIDADO AO PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Midiã Ferreira do Rosário (midiaferreira1@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) ; Antônia Albertina Araújo Ferreira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) ; Juliana Baia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) ; Marcia Maria dos Santos Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) ; Quélita Moraes Mendonça (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) ; Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS BINACIONAL) |
Resumo: Introdução: A visita domiciliar (VD) é um instrumento muito importante pois permite aproximação com a realidade e identificação dos possíveis fatores de risco. Oferece a possibilidade de traçar estratégias e intervenções para prevenir agravos e promover saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem utilizando a VD como instrumento da prática de ensino no cuidado ao paciente com esquizofrenia. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por uma docente juntamente com acadêmicas de enfermagem do quinto período da Universidade Federal do Amapá, em Oiapoque, no ano de 2016. Resultados: A prática possibilitou coletar informações acerca da família, conhecer a história, dinâmica e contexto vivenciado por cada integrante, destacando a pessoa acometida pela esquizofrenia e como esta é inserida no meio em que vive. Junto a isso pode se realizar atividades ocupacionais em saúde mental com a finalidade de integrar socialmente a paciente índice além de trabalhar aspectos subjetivos da individualidade humana. Conclusões: As atividades propostas atenderam as necessidades e anseios percebidos pelas acadêmicas. A cliente apresentou melhora da autoestima, devolvendo gradativamente a vontade de socializar-se e de comunicar-se, mostrava-se feliz, e sempre aguardava ansiosa a próxima visita domiciliar. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Espera-se que este relato promova nos futuros acadêmicos a vontade e inquietação para explorar o desconhecido e, que sirva de incentivo e subsídios para que novas atividades sejam desenvolvidas
Referências: 1.Andrade AM, Guimarães AMDC, Costa DM, Machado LC, Gois CFL. Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento dos indivíduos e das famílias. Epidemiol. Serv. Saúde. 2014;23(1):165-175. 2. Ferreira PQC, Vieira LMS, Rodrigues TS, Castelo Branco FMF. Visita domiciliar a um portador de síndrome de down e autismo: relato de experiência. Rev Interdisc; 2015;8(3):208-212. |