Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 727


727

RODA DE CONVERSA COM GESTANTES: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores:
Michelly Soares da Silva (michelly.soares18@hotmail.com) (Uncisal) ; Marya Taynah França Gomes (Uncisal) ; Juliana Santos de Arruda (Uncisal) ; Laudivania Claudio de Andrade (Uncisal) ; Marilúcia Mota Moraes (Uncisal)

Resumo:
Introdução: O período gestacional é marcado pelo surgimento de diversas dúvidas relacionadas às transformações no corpo da mulher, bem como sua saúde e a do bebê. Diante desta percepção, foi proporcionado as gestantes esclarecimentos através de atividades de educação em saúde. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica da atividade de educação em saúde realizada em uma roda de conversas com gestantes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das graduandas de enfermagem da Uncisal, no campo de prática em uma roda de conversa com gestantes, em uma Unidade da Saúde da Família, entre os meses de abril a maio de 2017. Resultados: A atividade educativa foi constituída por 3 etapas. Na primeira etapa foi realizado uma dinâmica de autoconfiança representando a singularidade de cada mulher, foram distribuídos números a cada gestante para que encontrassem seu par. Na segunda etapa foi utilizado como recurso, um cartaz com a imagem do sistema reprodutor feminino interno, onde as gestantes eram convidadas a identificar partes de seu corpo. Na terceira etapa foi proposto uma roda de conversa com gestantes primíparas e as mais experientes para esclarecimento das principais dúvidas em relação a gestação. Conclusão: As atividades possibilitaram a interação e troca de experiências entre gestantes e acadêmicos, proporcionando a adesão do público alvo ao conhecimento. Contribuições para enfermagem: O grupo de gestantes é uma estratégia de educação em saúde que possibilita trocas de experiências com outras mulheres e com os profissionais de saúde.


Referências:
1. SARTORI, G. S.; VAN DER SAND, I. C. P. -Grupo de gestantes: espaço de conhecimentos, de trocas e de vínculos entre os participantes. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 06, n. 02, 2004. 2. MARON, L.C; CABRAL,FB; VANDER SAND I.C.P; HILDEBRANDT,L.M. Motivos e repercussões da participação de gestantes em grupo operativo no pré-natal. Rev Enferm UFSM 2014 Jul/Set;4(3):519-528.